[weglot_switcher]

Intel procura apoios estatais para construção de fábrica na Europa

CEO da Intel encontrou-se com políticos e empresários, em buscar de 8 mil milhões de euros de apoios para a construção de uma nova fábrica na Europa.
  • Intel
6 Maio 2021, 17h04

Segundo um artigo publicado pela conceituada Reuters, Pat Gelsinger veio à Europa, encontrar-se com políticos e executivos para conseguir apoios estatais para criar uma nova fábrica da Intel no velho continente. Segundo esse artigo, o CEO da Intel revelou precisar de 9,7 mil milhões de dólares de apoios (equivalente a 8 mil milhões de euros) para a construção de uma nova fábrica de semicondutores.

Para Pat Gelsinger, as regiões ideais são na Europa Continental, afirmando mesmo que: “Acreditamos que a Alemanha é um bom candidato – não o único, mas um bom candidato – para onde poderemos construir a nossa fábrica.” No entanto, não coloca de parte países como a Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

A necessidade dos apoios estatais deve-se aos custos elevados da construção de uma fábrica deste tipo, que será fundamental para que a Intel consiga manter-se competitiva face a fabricantes rivais Sul Coreanos (como a Samsung) e de Taiwan (como a TSMC), onde existem fortes incentivos estatais, como baixos impostos e baixos vencimentos.

Até ao momento, a única fábrica da Intel na Europa encontra-se em Leixlip, na Irlanda, desde os anos 80. Essa fábrica está a ser ampliada, com a criação de um novo complexo para o fabrico de chips usando um novo processo de fabrico de 7 nm com litografia EUV (Extreme UltraViolet).

A nova fábrica poderá ser essencial, não só para o fabrico de componentes próprios, como para terceiros, razão pelo qual Gelsinger aproveitou a ocasião para se reunir com executivos da Deutsche Telecom, BMW e Volkswagen, o que só vem confirmar as suspeitas de que a Intel irá passar a fornecer chips a fabricantes automóveis.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.