[weglot_switcher]

Invasão do Capitólio. Apoiantes pró-Trump tinham como intenção “capturar e matar” políticos

O Departamento da Justiça tem mais de 80 processos criminais em andamento relativamente à invasão do Capitólio pelos apoiantes de Donald Trump.
15 Janeiro 2021, 11h31

A invasão ao Capitólio aconteceu na quarta-feira da semana passada e procuradores federais voltaram a analisar a todo o processo e garantem que os manifestantes tinham intenção de “capturar e assassinar” congressistas, senadores e membros do Governo, avança a “Reuters” esta sexta-feira.

No mandato de detenção de Jake Angeli Chansley, o homem dos chifres e teórico das conspirações do QAnon, que foi fotografado na mesa do vice-presidente Mike Pence na Câmara do Senado, os procuradores revelaram que Angeli deixou uma nota na mesa a avisar que “é só uma questão de tempo, a justiça está a chegar”.

“Fortes evidências, incluindo as próprias palavras e ações de Chansley no Capitólio, apoiam que a intenção dos manifestantes do Capitólio era capturar e assassinar funcionários do governo dos Estados Unidos”, indicaram os procuradores federais, indicando ainda a intenção de capturar e matar congressistas e senadores presentes no edifício.

Esta revelação chega no momento em que os agentes do FBI começam a preparar acusações mais graves ao episódio de violência que aconteceu na sede do poder legislativo. Enquanto uns manifestantes estão a ser acusados de violência à integração física de agentes que se encontravam no local, Chansley está a ser acusado de “participação ativa numa insurreição na tentativa de derrubar violentamente o governo dos Estados Unidos”, explicando que a “insurreição ainda está em andamento” e a polícia se prepara para mais manifestações perante a saída de Donald Trump do poder.

Atualmente, o Departamento da Justiça tem mais de 80 processos criminais em andamento relacionados com estes distúrbios, entre os quais a invasão do edifício, ataques à polícia e roubo e destruição de propriedade do Estado e de membros do governo, congressistas e senadores. Com os vídeos publicados nas redes sociais, o FBI conseguiu identificar mais de 200 suspeitos do ataque ao Capitólio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.