[weglot_switcher]

InvestBraga e Embaixadores Empresariais de Braga debatem soluções para captar talento

Este grupo de Embaixadores Empresariais de Braga é composto por representantes de empresas de referência da região, que têm como principais objetivos a divulgação dos fatores de atratividade económica do município e o incentivo e dinamização da economia local.
9 Fevereiro 2018, 09h46

 

Encontrar soluções para captar talento e colmatar as necessidades de recursos humanos qualificados e especializados nas empresas do concelho de Braga era o grande objetivo e levou à concentração dos embaixadores empresariais de Braga com a InvestBraga, para debater uma temática que foi apontada por todos como a chave para se conseguir o crecismento das empresas e para a dinamização da região

O encontro foi promovido pela InvestBraga e contou com a presença de Carlos Oliveira, presidente da instituição, assim como dos fundadores do Grupo Primavera, José Dionísio e Jorge Baptista, que serviram também de anfitriões do evento. Presente esteve também o  Pró-Reitor da Universidade do Minho, Filipe Vaz, o delegado da Região Norte do IEFP, António Leite, e vários empresários, Embaixadores Empresariais de Braga, em representação dos diversos setores de atividade da região.

A meta era o debate de soluções para captar talento para o concelho através de propostas concretas, tais como a captação do interesse da comunidade emigrante para a necessidade de recursos humanos, a criação de parcerias com a Universidade do Minho para atrair alunos dos mestrados para as empresas, a promoção da colaboração com pessoas ou entidades com experiência promocional de outras regiões, a discussão de soluções de financiamento que permitam desenvolver os projetos debatidos na região.

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, salientou o trabalho já realizado pela instituição desde a sua fundação, em março de 2014, em articulação com a Universidade do Minho, o Instituto de Emprego e de Formação Profissional, a Câmara Municipal de Braga e várias empresas da região, na criação de programas e ações de formação de novos quadros e perfis ajustados à procura, bem como a importância de programas de requalificação  como o ‘Qualifica IT’ para responder às necessidades das empresas e aumentar os níveis de empregabilidade e de investimento no concelho. Mas realçou a necessidade de criação de uma estratégia de ação conjunta, que teve desenvolvimentos positivos nesta reunião.

“Este encontro permitiu a definição de um plano de retenção e atração de talento para Braga, para que a região continue a seduzir os investidores que já cá estão e capte novos investidores. Vamos agora trabalhar num plano de ação muito concreto. Uma das iniciativas passa por identificar os setores que necessitam desta requalificação, de forma a propor planos de renovação dos mesmos. Queremos perceber que necessidades são essas. O plano inclui ainda mais iniciativas e mais medidas que estejam alinhadas com as necessidades das empresas”, afirmou o presidente da InvestBraga.

Carlos Oliveira referiu ainda que “a falta de mão-de-obra qualificada é um problema mundial. A InvestBraga, a Universidade do Minho e o IEFP têm trabalhado na requalificação de recursos humanos de modo a instruir pessoas para áreas de grande empregabilidade. Outro ponto desta estratégia passa por promover condições para o regresso a Portugal de jovens qualificados que saíram do país por falta de oportunidades de emprego, o que já é uma realidade visível”.

Este grupo de Embaixadores Empresariais de Braga é composto por representantes de empresas de referência da região, que têm como principais objetivos a divulgação dos fatores de atratividade económica do município e o incentivo e dinamização da economia local.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.