[weglot_switcher]

Investidor belga junta-se à luta pela dona do Minipreço

Jean Derély, investidor em startups, junta-se a Pedro Gómez-Pablos e Gregoire Bontoux Halley, os dois investidores que controlam 3,09% da cadeia de supermercados espanhol Dia.
15 Fevereiro 2019, 11h11

Jean Derély, investidor em startups, é o mais recente nome a juntar-se à luta da cadeia de supermercados espanhola Dia. Segundo o jornal “Expansión, o empresário belga, vai unir-se a Pedro Gómez-Pablos e Gregoire Bontoux Halley, os dois investidores que controlam 3,09% da distribuidora e que estão a estudar o lançamento de uma oferta concorrente à proposta anunciada pelo fundo do LetterOne, do multimilionário russo Mikhail Fridman.

O empresário belga, já adquiriu menos de 1% das ações da cadeia de supermercados espanhola. O seu perfil “será a chave para aconselhar a sua transformação digital, um dos seus maiores vetores de crescimento futuro”, afirmou Pedro Gómez-Pablos ao “Expansión”. Outros investidores que fazem parte desta associação estão a ser aconselhados pelo escritório de advocacia Allen & Overy e contrataram os serviços da Ahorro Corporación.

Estes acionistas alegam ter o apoio de várias sedes familiares espanholas que podem aproximá-los do apoio de 10% do capital, bem como parte dos direitos de voto dos acionistas minoritários que formaram a Associação dos Acionistas Defensores do grupo Dia.

A associação referiu na quinta-feira que o possível interesse do Carrefour, Lidl e Sonae no Dia, com uma possível oferta para a compra na totalidade ou parte dela, “é uma demonstração clara do enorme potencial da empresa, bem acima do seu valor atual”.

As ações do Dia fecharam ontem nos 0,65 euros, dois cêntimos abaixo do preço que o russo Mikhail Fridman pretende oferecer pela sua aquisição. O grupo tem um valor atual de 404,6 milhões, contra os 417 milhões de euros, em que está avaliado pelo fundo da LetterOne.

A reunião marcada para 18 ou 19 de março, deverá decidir a aprovação ou não do aumento de capital de 600 milhões proposto pelo conselho de administração. Enquanto isso, o russo Mikhail Fridman, continua a manter conversações com a banca para desenvolver um plano alternativo para o grupo Dia.

https://jornaleconomico.pt/noticias/sonae-carrefour-e-lidl-estudam-lancamento-de-opa-sobre-o-grupo-dia-411305

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.