[weglot_switcher]

Investigadores de Coimbra vão ajudar a impulsionar ensino da astronomia no mundo

Nuno Peixinho e Rosa Doran representam Portugal no recém-criado gabinete de ensino da União Astronómica Internacional, que visa promover a astronomia nos currículos nacionais.
26 Maio 2020, 14h19

Nuno Peixinho e Rosa Doran, investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vão representar Portugal no recém-criado Gabinete de Astronomia para o Ensino (Office of Astronomy for Education), da União Astronómica Internacional (International Astronomical Union, IAU), sediada em Heidelberg, na Alemanha, anunciou esta terça-feira, 26 de maio, a UC.

A União Astronómica Internacional junta milhares de astrónomos de mais de uma centena de países e tem como objetivo promover a astronomia em todas as suas vertentes através da colaboração internacional.

O organismo, onde vão ter assento os investigadores portugueses, foi criado em novembro de 2019 para “apoiar a comunidade de astrónomos e de professores/educadores de astronomia a levar o fascínio da astronomia para as escolas”. No âmbito dos seus propósitos está o estabelecimento de uma rede mundial de coordenadores nacionais de ensino da astronomia, que vai “promover a astronomia nos currículos nacionais, bem como fomentar a criação de materiais educativos e a formação de professores”.

É que, apesar do fascínio que desperta, a astronomia, tem vindo a ser cada vez mais eliminada dos currículos escolares sendo extremamente subaproveitada para o ensino das outras matérias, alertam Nuno Peixinho e Rosa Doran, investigadores do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da FCTUC.

Há que inverter esta tendência. Não apenas porque quase tudo o que existe foi fabricado nas estrelas, mas porque devemos conhecer o Mundo e o Universo que nos rodeiam, conhecer o nosso entendimento sobre a origem e transformação de todas as coisas, incluindo nós próprios, e questionarmo-nos sobre tudo isso, salienta Nuno Peixinho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.