[weglot_switcher]

Investimento comercial em imobiliário ao nível mais baixo desde 2016

Incerteza da pandemia e ausência de transação de centros comerciais ajudam a explicar quebra de valores, mas o diretor da JLL acredita que em 2022 o mercado irá voltar aos valores pré-pandémicos.
18 Dezembro 2021, 16h00

Pela primeira vez nos últimos quatro anos o mercado imobiliário irá registar um volume de investimento comercial abaixo dos dois mil milhões de euros. E é preciso recuar a 2016 para se ver um valor tão baixo. Depois de os últimos três anos terem registado valores na ordem dos três mil milhões de euros, a incerteza da pandemia em 2021, aliada ao facto de pela primeira vez não terem sido transacionados centros comerciais, ajuda a explicar um volume que no final do ano deverá ficar entre os 1,7 e 1,8 mil milhões de euros. Em entrevista ao Jornal Económico (JE), Pedro Lencastre, diretor-geral da consultora JLL, considera que apesar de este não ser o melhor dos resultados, para o sector o futuro é animador.

“Esta notícia não é a melhor porque, no fundo, não traduz toda a dinâmica que o mercado teve. Acho que para o ano [de 2022] há uma expetativa muito grande de que podemos voltar mais aos níveis de 2018 e 2019”, principalmente devido ao pipeline que transita para 2022. “Diria que há um portefólio grande de logística, que mete também hotelaria e um portefólio de escritórios que acaba por nos fazer encarar o que aí vem com algum otimismo quanto ao volume do imobiliário comercial”, realça Pedro Lencastre.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.