[weglot_switcher]

Luís Todo-Bom: “Investimento estrangeiro não tem feito alterações significativas”

O investimento estrangeiro que tem entrado em Portugal recentemente não tem feito nenhuma alteração significativa na nossa estrutura produtiva. Nenhuma, diz o gestor, membro do Conselho Consultivo do PSD.
18 Outubro 2020, 17h30

O dinheiro da UE a que vamos ter acesso poderá servir como catalisador de mais investimento estrangeiro concretizável em Portugal? Poderá servir de plataforma para continuarmos um trabalho já desenvolvido, atraindo mais projetos como os da Mercedes e da BMW, e das empresas que vieram para Portugal em áreas de muito alta tecnologia?
O investimento estrangeiro que tem entrado em Portugal recentemente não tem feito nenhuma alteração significativa na nossa estrutura produtiva. Nenhuma. Entraram investimentos para call centres… Mais: grande parte do investimento tem pouco ativo fixo, e portanto precisamos de atrair dinheiro estrangeiro diferente do que temos atraído. Hoje em dia, raramente o investimento estrangeiro faz uma fábrica nova. Aquilo que aconteceu com a Autoeuropa já é raro. As fábricas, com robotização, estão a regressar ao seu território original. Se a AutoEuropa fechar, os carros que lá são produzidos passam a ser fabricados na Alemanha. Grande parte do investimento internacional é feito em parceria com as empresas locais. Há grupos com alguma dimensão onde essas parcerias são úteis e funcionam.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.