[weglot_switcher]

IP debate o futuro das “estradas elétricas”

Enquanto o país está mergulhado num impasse por causa das dificuldades de abastecimento de combustíveis devido à greve decretada pelo sindicato dos motoristas de matérias perigosas, a IP – Infraestruturas de Portugal organiza hoje, dia 17 de abril, um ‘workshop’ sobre “Sistemas de Estradas Elétricas”. “Neste encontro serão divulgadas as principais conclusões e resultados do […]
17 Abril 2019, 07h45

Enquanto o país está mergulhado num impasse por causa das dificuldades de abastecimento de combustíveis devido à greve decretada pelo sindicato dos motoristas de matérias perigosas, a IP – Infraestruturas de Portugal organiza hoje, dia 17 de abril, um ‘workshop’ sobre “Sistemas de Estradas Elétricas”.

“Neste encontro serão divulgadas as principais conclusões e resultados do estudo promovido pela World Road Association-PIARC, que realizou um levantamento de todos os sistemas que permitem carregamento elétrico de veículos em circulação – sob a forma de catenária, de carril ou por indução magnética – e a sua análise e comparação entre si”, destaca um comunicado da IP.

Este ‘workshop’ é organizado pela IP e Pela Comissão Nacional Permanente dos Congressos da Estrada (CNPCE) da Wolrd Road Association- PIARC.

A abertura dos trabalho estará a cargo de António Laranjo,  presidente da IP.

O referido estudo será apresentado por Miguel Caso Florez, da PIARC.

Bernard Jacob, da IFFSTAR, irá abordar a questão dos sistemas de estradas elétricas no transporte rodoviário de mercadorias.

Por seu turno, Patrick Duprat, da Alstom, irá explicar a experiência da ferrovia nos sistemas de estradas elétricas, enquanto Patrick Akerman, da Siemens, irá debruçãr sobre a ‘eHighway’ e a sua contribuição para um transporte rodoviário de mercadorias sustentável.

Seguir-se-á depois uma mesa redonda com estes especialistas.

Num segundo painel, irão intervir Nuno Bonneville, da MOBI.E, para apresentar a perspetiva do gestor nacional de mobilidade elétrica; e André Dias, do CEiiA, que irá apresentar a perspetiva deste centro de engenharia e desenvolvimento de produto sobre esta temática.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.