[weglot_switcher]

IP inicia trabalhos de renovação da linha do Norte

As obras a realizar no troço de Albergaria dos Doze tem um investimento previsto superior a um milhão de euros.
15 Fevereiro 2019, 20h13

A IP – Infraestruturas de Portugal vai iniciar trabalhos de renovação integral de via no troço da linha do Norte em Albergaria dos Doze, concelhos de Pombal e Ourém.

“Uma intervenção de melhoria das condições de segurança e da circulação ferroviária que representa um investimento total superior a um milhão de euros (798 mil euros correspondentes ao valor da empreitada a que se somam os 335 mil euros do custo dos materiais a aplicar)”, destacva um comunicado da IP.

O mesmo documento acrescenta que “será efetuada a renovação da superestrutura de via existente no troço, designadamente carril, travessas, fixações e balastro (…)”.

Está contemplada a substituição de 1.910 travessas de madeira por travessas de betão monobloco; a substituição do carril de 54 kg/m por carril de 60 kg/m; o ataque mecânico pesado final com estabilização dinâmica; a melhoria dos sistemas de drenagem e da plataforma com aplicação de tela geotêxtil; e o fornecimento e aplicação de balastro granítico.

O projeto, gestão e fiscalização da obra serão da responsabilidade do centro operacional de manutenção norte da Direção da Rede Ferroviária da IP.

“A empreitada tem por objetivo assegurar níveis de qualidade adequados aos diferentes serviços de passageiros e mercadorias da Linha do Norte, melhorar a ‘performance’ do troço e reduzir os custos de manutenção da infraestrutura a médio/longo prazo”, acrescenta o referido comunicado, acrescentando que “a execução desta empreitada decorrerá em período noturno de modo a minimizar os impactos na circulação ferroviária”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.