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IP investe 61,5 milhões na modernização de troço da linha ferroviária do Oeste

O contrato será agora remetido para o Tribunal de Contas para obtenção do necessário visto prévio. Após a atribuição do visto prévio, proceder-se-á à consignação da empreitada e iniciar-se-ão os trabalhos no terreno, assegura a gestora ferroviária nacional.
30 Março 2020, 19h40

No plano de modernização da linha ferroviária do Oeste, englobada no plano Ferrovia 2020, a IP – Infraestruturas de Portugal anunciou hoje, dia 30 de março, a adjuciação da empreitada de modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torrres Vedras ao consórcio liderado peal construtora portuguesa Gabriel Couto, confirmando uma notícia avançada no passado dia 27 de março em primeira mão pelo Jornal Económico.

“A Infraestruturas de Portugal informa que a empreitada para a modernização do troço da linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, foi adjudicada ao Agrupamento Construções Gabriel A. S. Couto, S.A./M. Couto Alves, S.A./Aldesa Construcciones, S.A., pelo valor de 61,5 milhões de euros”, confima um comunicado hoje divulgado pela gestora da rede ferroviária nacional.

De acordo com o documento, “este investimento é desenvolvido no âmbito do programa de modernização, reforço da segurança e melhoria da capacidade e competitividade da rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020”, adianta o referido comunicado.

A IP adianta que “a obra visa a eletrificação e requalificação da via, num troço com 43 quilómetros de extensão, envolvendo, entre outros, a execução dos seguintes trabalhos: criação de dois desvios ativos, com uma extensão total de 16 quilómetros, para permitir o cruzamento de comboios sem necessidade de paragem – o desvio ativo 1: com cerca de 10 quilómetros, entre a estação de Mira Sintra-Meleças e o apeadeiro de Pedra Furada; e o desvio ativo 2: com cerca de seis quilómetros, entre a estação da Malveira e o quilómetro 44,3 (a sul do túnel da Sapataria); eletrificação integral do troço no sistema 2 x 25kV – 50 Hz; trabalhos de beneficiação em cinco estações e seis apeadeiros, com a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada às plataformas de passageiros e alteamento das plataformas; automatização e supressão de passagens de nível; construção de nove passagens desniveladas; reabilitação estrutural e rebaixamento da plataforma ferroviária para colocação da catenária nos túneis de Sapataria, Boiaca, Cabaço e Certã; instalação de sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R (a presente empreitada a lançar tem a cargo a execução de caminhos de cabos, preparação de salas técnicas e instalação de antenas); e instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção”.

“Decorre agora a fase de elaboração do contrato que será remetido para o Tribunal de Contas para obtenção do necessário visto prévio. Após a atribuição do visto prévio, proceder-se-á à consignação da empreitada e iniciar-se-ão os trabalhos no terreno”, assegura o comunicado.

Sobre a modernização da linha do Oeste, os responsáveis da IP assinalam que será executada de forma faseada no terreno, dividida em duas empreitadas: a primeira corresponde à eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras; e a segunda à intervenção no troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

“A modernização da linha do Oeste compreende um investimento global de cerca de 150 milhões de euros, comparticipado pela UE União Europeia], que engloba o desenvolvimento de estudos e projetos, a execução de duas empreitadas de eletrificação, via férrea, construção civil e obras geotécnicas, a construção de passagens superiores e inferiores e de estruturas de proteção e estabilização da plataforma, a modernização e adaptação dos cais de passageiros, a conceção e execução de uma subestação de tração e de postos autotransformadores e a realização de seis empreitadas para a sinalização e telecomunicações”, garante o referido comunicado da IP.

A gestora ferroviária nacional sublinha ainda que “o projeto de modernização da linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha tem como principais objetivos a melhoria da eficiência e competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade, segurança e fiabilidade da exploração e pela redução dos tempos de trajeto”, acrescentando que “a presente ação integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação ‘Linha do Oeste – Modernização do Troço Meleças-Caldas da Rainha’, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%”.

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