[weglot_switcher]

IPMA pondera candidatura a fundos europeus para poder detetar sismos

Caracterizar com detalhe a atenuação sísmica e desenvolver um sistema de alerta precoce são algumas das melhorias a introduzir, salienta o IPMA.
25 Maio 2020, 07h45

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem vindo a melhorar o seu sistema de monitorização de sismos, e tem previsto a expansão da sua rede sísmica na região autónoma da Madeira, através da densificação da rede nas ilhas da Madeira e do Porto Santo e estendendo-a às ilhas Desertas e às Selvagens. Esta expansão tem custos elevados. Apesar das vantagens que poderia trazer para a ilha, nesta fase o IPMA não tem o financiamento necessário para avançar. Nesse sentido, está em cima da mesa uma possível candidatura a fundos comunitários, assegura Victor Prior, Delegado Regional do IPMA.

O reforço desta rede de deteção sísmica traria vantagens à região, entre as quais a melhoria da qualidade das “localizações hipocentrais e consequente possibilidade de identificação e caracterização das fontes sísmicas locais e regionais, que permitiriam caracterizar com detalhe a atenuação sísmica e os efeitos de sítio”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 8 de maio.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/escala-de-richter/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”20″ slug=”escala-de-richter” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/escala-de-richter/thumbnail?version=1501858302834&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.