[weglot_switcher]

Irão diz ter encontrado “potenciais” novos compradores de petróleo apesar das sanções americanas

“A China, a Índia, o Japão, a Coreia do Sul e outros países que receberam isenções dos EUA para importar petróleo iraniano não estão dispostos a comprar nem um barril a mais do Irão”, disse Amir Hossein Zamaninia, vice-ministro do Petróleo e Assuntos Internacionais do Irão.
5 Janeiro 2019, 11h21

“Todos os países que receberam isenções dos Estados Unidos para continuar a comprar uma determinada quantidade de importações iranianas de petróleo estão a cumprir as sanções dos EUA” referiu uma importante autoridade iraniana do setor da energia, sublinhano que o país está esperançoso em encontrar novos compradores de petróleo, revela a agência “Reuters” este sábado.

Os Estados Unidos saíram do acordo nuclear com o Irão no ano passado e quebraram as sanções para ‘estrangular’ as indústrias petrolíferas e bancárias iranianas, enquanto temporariamente permitem que oito clientes continuem a comprar petróleo bruto da República Islâmica.

“A China, a Índia, o Japão, a Coréia do Sul e outros países que receberam isenções dos EUA para importar petróleo iraniano não estão dispostos a comprar nem um barril a mais do Irão”, afirmou Amir Hossein Zamaninia, vice-ministro do Petróleo e Assuntos Internacionais do Irão, citado pela agência de notícias do Ministério do Petróleo, SHANA.

Sem dar mais detalhes, Amir Hossein Zamaninia, referiu que “apesar das pressões dos EUA no mercado de petróleo iraniano, o número de potenciais compradores de petróleo iraniano aumentou significativamente devido a um mercado competitivo, ganância e procura de mais lucro”.

As isenções de 180 dias também foram concedidas a Itália, Grécia, Tailãndia e Turquia.

Os EUA pretendem levar as exportações de petróleo iraniano ao zero, a fim de conter os programas nucleares e de mísseis de Teerão e combater a sua crescente influência militar e política no Médio Oriente.

O Irão pediu aos países europeus, que ainda estão comprometidos com o acordo nuclear, que se oponham às sanções, criando um mecanismo financeiro que facilita o pagamento das vendas de petróleo iraniano.

Amir Hossein Zamaninia salientou que o mecanismo, conhecido como Veículo Especial para o Comércio (SPV na sigla inglesa), será “útil, mas não poderá resolver os problemas, já que a influência dos EUA afetará qualquer ação europeia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.