[weglot_switcher]

Irão e de Omã encontram-se para debaterem relacionamento

É mais uma evidência de que Teerão está a alterar a sua postura em relação aos países da Península Arábica. Em causa está a diminuição das tensões no Médio Oriente.
17 Junho 2021, 08h05

O Irão insiste na sua nova estratégia de aproximação aos países da Península Arábica, tendo promovido esta semana um encontro inesperado entre Ali Asghar Khaji, o conselheiro para assuntos políticos especiais do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano e o ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr al-Busaidi.

O encontro sucedeu em Mascate, onde Ali Asghar Khaji e al-Busaidi trocaram opiniões sobre questões urgentes e insistiram na necessidade do fortalecimento das relações entre o Irão e Omã. Segundo a imprensa iraniana, Khaji manteve outras reuniões formais com autoridades de Omã, durante as quais foi analisada a cooperação entre Teerão e Mascate.

As reuniões surgem num quadro em que as duas partes enfatizaram a necessidade de manter a cooperação mútua e desenvolvê-la em diferentes áreas – nomeadamente no que tem a ver com questões regionais e internacionais com foco em possíveis esforços conjuntos.

As questões relacionadas com o Médio Oriente são temas que juntam as opções de geopolítica dos dois países – não necessariamente de forma coincidente – pelo que o debate entre ambos é não apenas uma novidade, como, segundo os analistas, uma forma de diminuir a tensão numa parte do mundo onde a paz nunca é um dado adquirido.

O esforço de entendimento entre o Irão e os países da Península Arábica parte da substância daquilo que parece ser uma nova postura do regime da república islâmica em relação a países que eram até agora considerados ‘inimigos’ de Teerão.

A grande questão continua a ser o relacionamento entre o Irão e a Arábia Saudita – mas há vários indicadores de que as estruturas diplomáticas dos dois países estão a trabalhar na aproximação entre partes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.