[weglot_switcher]

Irão prepara “pesadelo histórico” contra os Estados Unidos

Várias personalidades influentes do Irão insistem numa vingança contra os Estados Unidos. Teerão fala de 13 cenários possíveis, todos eles de pesadelo.
7 Janeiro 2020, 15h55

O Irão está a avaliar 13 cenários diferentes de vingança pela morte do general Qasem Soleimani, disse esta terça-feira o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do país, Ali Shamjani, que esclareceu que mesmo o mais fraco deles será um “pesadelo histórico” para os Estados Unidos.

“A operação para vingar o sangue do grande herói da nação iraniana não será única”, afirmou Shamjani, segundo relata a agência de notícias oficial iraniana, a Tasnim. “Mesmo o mais fraco dos treze cenários de vingança seria um pesadelo histórico para os Estados Unidos”, enfatizou, sem detalhar.

“Se as forças norte-americanas não deixarem a nossa região por conta própria, garantiremos que os seus corpos saiam horizontalmente”, afirmou. O oficial assegurou que o Irão está a observar quartéis e bases norte-americanas na região e a recolher informação sobre o número de tropas e equipamentos ali posicionados. “Os americanos sabem que são vulneráveis, mudaram as suas táticas concentrando forças e centralizando-as nas suas bases”, disse aquele responsável.

Questionado sobre a possibilidade de os Estados Unidos travarem uma guerra com o Irão em resposta a uma possível reação de Teerão, Shamjani enfatizou que “não é a primeira vez que enfrentamos ameaças tão estúpidas por parte desses ‘cowboys’”.

“Os norte-americanos estão à procura dos seus interesses perdidos no Irão há 40 anos e estão à procura da guerra”, acrescentou, rejeitando as “ameaças vazias” dos Estados Unidos. “A mensagem da República Islâmica é clara: os Estados Unidos assassinaram um herói nacional e não podemos permanecer indiferentes”, afirmou.

Recorde-se que o Irão prometeu, em declarações do seu líder supremo, o aiatolá Ali Lariyani, uma “vingança dura” pela morte de Soleimani, chefe da da Guarda Revolucionária Iraniana, numa operação levada a cabo em Bagdad e onde também morreu o ‘número dois’ das Forças de Mobilização Popular do Iraque (FMP), Abu Mahdi al Muhandis.

Na mesma linha destas declarações, o chefe da Guarda Revolucionária, tenente-general Hosein Salami, que participou do gigantesco funeral de Soleimani em Kerman, sua cidade natal, disse que “vamos vingar-nos”. Segundo a Tasnim, o chefe da Guarda Revolucionária garantiu que haverá uma vingança decisiva contra os Estados Unidos, que fará com que Washington se venha a arrepender da sua ação no Iraque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.