[weglot_switcher]

Irlandês quer ocupar o lugar de Vítor Constâncio no BCE

Cargo de número dois do Banco Central Europeu (BCE) fica disponível em maio, mas a corrida já começou. O governador irlandês, Philip Lane, deu o tiro de partida.
30 Janeiro 2018, 17h45

A Irlanda nomeou o governador do banco central do país, Philip Lane, para a posição de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE). O lugar atualmente ocupado por Vítor Constâncio só fica disponível em maio, mas já começaram os rumores sobre possíveis candidatos. O irlandês Lane foi o primeiro a oficializar o interesse em tornar-se o número dois do BCE.

O ministro das Finanças irlandês, Paschal Donohoe, anunciou esta terça-feira em conferência de imprensa que Lane é candidato, dizendo que o economista é “eminentemente qualificado” para o lugar. “Já recebi indicações de apoio dos meus colegas, mas claro que vão esperar e ver quem são todos os candidatos”, disse Donohoe, citado pela agência Reuters.

Lane foi nomeado em outubro de 2015 para um mandato de sete anos como governador do Banco Central da Irlanda. Caso seja escolhido, será o primeiro lugar no conselho executivo do BCE a ser ocupado por um irlandês, desde que este foi criado, em 1999, o que poderá alterar a dinâmica entre países do norte e do sul da Europa.

Depois dos oito anos do mandato do português Vítor Constâncio, o processo de escolha do próximo vice-presidente do BCE foi aberto na semana passada na reunião do Eurogrupo.

Nos próximos dois anos, a liderança de uma das mais importantes instituições da zona euro vai estar em destaque com a mudança de seis elementos do conselho executivo, incluindo o presidente. A decisão sobre o próximo vice-presidente é especialmente importante porque vai influenciar a sucessão de Mario Draghi, em 2019.

Os governos da zona euro têm até dia 7 de fevereiro para apresentarem candidaturas ao lugar de vice-presidente do BCE. Os ministros presentes no Eurogrupo vão votar a 19 de fevereiro e o escolhido será confirmado posteriormente pelo Parlamento Europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.