[weglot_switcher]

IRS: 114 autarquias dão desconto aos moradores

Este ano há mais de uma centena de municípios nacionais que dão benefícios fiscais. O número de aderentes tem aumentado desde 2008/2009.
  • Cristina Bernardo
2 Abril 2018, 08h10

Na campanha de entrega do IRS, que arrancou este domingo, há 114 autarquias portuguesas que vão dar benefícios fiscais em sede de Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS), escreve o “Jornal de Negócios” na edição desta segunda-feira, 2 de abril.

Os concelhos em causa oferecem uma dedução à coleta a quem neles reside, reduzindo a fatura a pagar ou aumentando o valor do reembolso do imposto. Entre os descontos disponíveis, 30 municípios devolvem 1% do IRS aos moradores e outrass 19 autarquias optam por um desconto de 5%.

O número de aderentes tem aumentado desde 2008/2009, quando o mecanismo foi criado e se registavam apenas 44 autarquias. No ano corrente, assinalam-se mais dez do que em 2016/2017, segundo os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com o diário de economia, os concelhos de Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra e Alcochete lideram a tabela de IRS liquidado por contribuinte (onde, em média, se declara mais rendimentos).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.