IRS automático premiado como “Melhor Iniciativa 2017”

Desde abril, cerca de um milhão e 800 mil contribuintes passaram a ter acesso ao IRS automático, uma medida implementada pelo Governo no âmbito do programa Simplex.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) recebeu o prémio APDSI e-Gov 2017 de “Melhor Iniciativa 2017” para o IRS Automático. Segundo o ministério das Finanças, o prémio foi atribuído na passada semana durante a conferência E-Government 2017 – A Transformação Digital do Estado e o Desenvolvimento da Sociedade.

“Esta medida foi mais um passo da AT no sentido da modernização das formas de interação com os contribuintes, através da simplificação dos procedimentos que tornam mais fácil, cómodo e intuitivo o cumprimento das obrigações fiscais”, referiu o ministério em comunicado.

Desde abril, cerca de um milhão e 800 mil contribuintes passaram a ter acesso ao IRS automático, uma medida implementada pelo Governo no âmbito do programa Simplex. “Para os contribuintes que aderiram a esta medida, o prazo médio de reembolso do IRS foi reduzido para um máximo de doze dias após a confirmação da declaração e da liquidação provisórias, menos de metade do tempo face ao ano anterior”, explicou a tutela.

Relacionadas
IRS: Prazo de reembolso baixou de 36 para 23 dias
Terminada a campanha de IRS 2016, os dados revelados pelo Ministério das Finanças apontam para uma redução do prazo do reembolso, que se cifrou numa média ligeiramente inferior a 1000 euros para cada contribuinte. A alteração do prazo temporal para o reembolso e o “IRS Automático” contribuíram para esta descida, cuja média se cifrou nos 23 dias.
Novo escalão do IRS beneficia rendimentos elevados, diz fiscalista
O fiscalista Manuel Faustino afirmou, em entrevista à Lusa, que o desdobramento do segundo escalão do IRS em dois patamares será proveitoso para os contribuintes com rendimentos superiores, enquanto os contribuintes com um nível inferiores de rendimentos não vão sair beneficiados. A culpa, diz, é da progressividade do imposto.
Fisco devolve, em média, 955 euros por família nos reembolsos de IRS 2016
Autoridade Tributária já liquidou 4,2 milhões de declarações de IRS e as ordens de reembolsos, que ultrapassam globalmente os 2,2 mil milhões de euros. O balanço é do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais em entrevista ao Negócios e à Antena 1.
Recomendadas
Um em cada dois pagamentos na Europa já são ‘contactless’
Em Portugal, o número de transações ‘contactless’ duplicou de 2017 para 2018, o que demonstra a adesão dos consumidores às novas tecnologias, consideradas mais seguras e convenientes.
Taxas Euribor mantêm-se a três, seis, nove e 12 meses
A Euribor a três meses, em valores negativos desde 21 de abril de 2015, voltou esta sexta-feira a ser fixada em -0,319%, o mesmo valor desde 30 de julho e um máximo dos últimos seis meses, contra o atual mínimo de sempre, de -0,332%, registado pela primeira vez em 10 de abril de 2017.
CGTP quer aumentos salariais de 4%
A CGTP exige aumentos salariais de 4% para 2019, com um acréscimo mensal mínimo de 40 euros, e o desagravamento dos impostos para que os trabalhadores portugueses possam melhorar o seu nível de vida, adiantou à Lusa fonte sindical.
Comentários