[weglot_switcher]

Se partilhar um carro elétrico vai pagar menos IRS a partir de 2019

O “Diário de Notícias” (DN) revela que a medida do Governo só avança no segundo semestre do próximo ano, depois da publicação da lei de aluguer de automóveis sem condutor que vai passar a permitir contratos digitais.
14 Maio 2018, 19h15

Em 2019 vai poder pagar menos IRS se partilhar um carro elétrico. O “Diário de Notícias” dá conta na sua edição de segunda-feira que uma parte do IVA cobrado pela utilização dos serviços de carsharing e de bikesharing será deduzida a partir do segundo semestre.

A dedução do IVA nos serviços partilhados vai ter de aguardar pela publicação em Diário da República, da alteração do regime de acesso e exercício das atividades de aluguer e partilha de veículos de passageiros sem condutor.

As três empresas de partilha de carros que poderão ficar a ganhar com esta dedução são a Emov, DriveNow e Hertz 24/7 City. No que diz respeito às bicicletas a empresa “Gira” cujo serviço de partilha é gerido pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), séra a única a sofrer com esta alteração.

De acordo com a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC) os contratos digitais vão acelerar o aluguer dos automóveis sem condutor. No ano de 2017 este setor obteve receitas de 700 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.