[weglot_switcher]

ISEG vê meta de crescimento para este ano concretizável

Grupo de análise económica do ISEG está otimista sobre o crescimento para este ano e projeta uma expansão de 1,9% ou 2% no total do ano, justificado pelo desempenho até ao terceiro trimestre.
27 Novembro 2019, 12h22

O crescimento da economia nacional até setembro torna não só provável a concretização da meta de 1,9% do Governo para este ano, como pode superar em uma décima, projetam os economistas do ISEG.

“Em relação à taxa de crescimento final para o ano de 2019, tendo em conta os resultados até ao terceiro trimestre e as expetativas para o trimestre corrente, o valor final deverá ser de 1,9% ou de 2%, valores pertencentes à banda superior do intervalo de previsão inicialmente considerado, o que constitui um desempenho relativamente positivo da economia portuguesa dado o enquadramento externo”, explica a nota de “Síntese de Conjuntura” de novembro, divulgada esta quarta-feira.

O grupo de análise económica realça que a expansão em termos homólogos de 1,9% no terceiro trimestre, reflete uma estabilização da economia portuguesa,  mas o crescimento de 0,3% em cadeia revela uma desaceleração face aos 0,6%, registados no trimestre anterior.

“Em relação ao quarto trimestre, em outubro os indicadores de sentimento e clima económico continuaram com tendência ligeiramente decrescente, mas os escassos dados quantitativos disponíveis foram positivos”, referem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.