[weglot_switcher]

ISQ ganha coordenação de projeto europeu de sustentabilidade

O TRUST visa impulsionar a excelência em investigação e desenvolvimento na área da sustentabilidade industrial por meio do aumento do conhecimento científico e técnico.
16 Abril 2018, 17h18

O projeto TRUST – Twinning foR indUstrial SustainabiliTy-, financiado pelo H2020, será coordenado pelo Grupo português ISQ que obteve a pontuação máxima (15 em 15) com a sua proposta, partindo agora para um trabalho em conjunto com as universidades europeias, Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Chalmers (Suécia).

O TRUST visa impulsionar a excelência em investigação e desenvolvimento na área da sustentabilidade industrial por meio do aumento do conhecimento científico e técnico, o que permitirá apoiar e envolver as indústrias europeias no seu caminho para a realização dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O desafio que se coloca passa elevar as capacidades técnicas e científicas da indústria no domínio da Sustentabilidade Industrial, visando a eficiência de recursos e energia, a economia circular, o planeamento de produção, a gestão de risco e valor e novos e mais sustentáveis modelos de negócio.

Sobre esta conquista, Pedro Matias, presidente do ISQ, realça que o projeto permitirá “uma cooperação duradoura para o desenvolvimento da investigação de excelência ao serviço da indústria europeia e criará uma agenda de investigação conjunta para além do seu período de vigência, três anos, com o objetivo de contribuir para um desenvolvimento mais equilibrado do desempenho científico na União Europeia, em harmonia com a estratégia da Comissão para a criação de ´escadas para a excelência”.

O responsável lembra ainda que, em 2014, a Comissão Europeia, através da sua comunicação “Para um Renascimento Industrial Europeu”, já salientava que uma base industrial forte será de importância fundamental para a recuperação económica e competitividade da Europa, sendo a indústria responsável por mais de 80% das exportações europeias e 80% da investigação privada e inovação. “Cerca de um em cada quatro postos de trabalho do setor privado estão na indústria e, frequentemente, altamente qualificados”, reforça ainda Pedro Matias.

No âmbito deste projeto estão previstos cursos de formação especializados, intercâmbio de técnicos e investigadores e organização conjunta de ‘summer schools’. O conceito TRUST será alcançado seguindo uma abordagem baseada numa estratégia ativa de aprendizagem partilhada: treino no campus, cursos on-line e webinars; intercâmbio de investigadores, supervisão conjunta, experiência de diferentes culturas de pesquisa e organizacionais, revisão científica, organização de summer schools e publicações científicas conjuntas; e workshops e fóruns anuais para promover a identificação de novas parcerias e oportunidades de pesquisa industrial.

Com este projeto o ISQ pretende afirmar o seu ‘know how’ ao nível da inovação e sustentabilidade, somando mais um projeto aos já ganhos MAESTRI e SCALER. O  MAESTRI consiste num projeto europeu de investigação e desenvolvimento – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries – que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria.

O SCALER é constituído por um consórcio europeu, liderado pelo ISQ, e encontra-se a promover a simbiose industrial na Europa, promovendo a colaboração entre indústrias para que recursos que umas não necessitam possam ser utilizados por outras, reduzindo o desperdício. Trata-se de promover a partilha de recursos de forma a poupar matérias-primas na Europa que são tão escassas, e energia, através da reutilização, e assim diminuir a poluição e a deposição de resíduos em aterro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.