[weglot_switcher]

Israel baptiza de Donald Trump novo colonato nos territórios ocupados dos montes Golã

O primeiro-ministro Bejamin Netanyahu anunciou este domingo o início do processo para criar um novo colonato judaico no território sírio ocupado dos montes Golã.
  • Atef Safadi/Reuters
12 Maio 2019, 13h43

Vai nascer um novo colonato judaico no território sírio ocupado dos montes Golã, ao qual será dado o nome de Donald Trump, que em março reconheceu a soberania de Israel naquele território, anunciou este domingo  o primeiro-ministro de Israel, Bejamin Netanyahu.

“Prometi que iríamos estabelecer uma comunidade com o nome e em honra do Presidente [Donald] Trump. Quero informar que já selecionamos um lugar nas colinas dos [montes] Golã, no qual será estabelecida esta nova comunidade e já iniciámos o processo”, afirmou Netanyahu à imprensa ao início da manhã, antes da reunião semanal com o seu gabinete.

“Enviarei uma decisão para aprovação oficial pelo novo Governo, assim que este seja formado”, acrescentou Netanyahu, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O primeiro-ministro assinalou ainda que Israel comemorará esta semana o primeiro aniversário da abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém, que será concluída em breve com a transferência da residência oficial do embaixador, David Friedman, mostrando novamente a sua gratidão para com Donald Trump “por esta decisão histórica”.

O anúncio de Donald Trump foi polémico, uma vez que contradiz o consenso internacional até então de não reconhecer os montes Golã, ocupados desde 1967, como território israelita.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.