Israel interroga família de Natanyahu sobre casos de corrupção

Equipas da polícia israelita encontram-se hoje na residência de Benjamin Netanyahu no quadro das investigações dos casos de corrupção em que está alegadamente envolvido o primeiro-ministro de Israel.

Atef Safadi/Reuters
Ler mais

Equipas da polícia israelita encontram-se hoje na residência de Benjamin Netanyahu no quadro das investigações dos casos de corrupção em que está alegadamente envolvido o primeiro-ministro de Israel.

De acordo com um repórter da Agência France Presse duas viaturas da polícia entraram na residência de Netanyahu por volta das 09:00 (07:00 em Lisboa).

Entretanto, a imprensa israelita refere que Sara Netanyahu, mulher do chefe do executivo, vai ser interrogada em casa pela polícia.

As autoridades pretendem interrogar separadamente Netanyahu e a mulher sobre as relações com o empresário Shaul Elovitch, principal acionista da Bezeq, o maior grupo de telecomunicações de Israel.

A polícia suspeita que a família Natanyahu foi favorecida pela publicação digital Walla, um ‘site’ de informação que pertence a Elovitch, em troca de favores e contratos estatais à empresa Bezeq, ao longo dos últimos anos.

De acordo com notícias que foram publicadas em Jerusalém, Benjamin Netanyahu encontra-se igualmente envolvido num outro caso de alegada de corrupção relacionado com a compra de três submarinos alemães do grupo industrial ThyssenKrupp ao Estado de Israel.

Sobre o caso dos submarinos, o primeiro-ministro foi intimado a prestar uma declaração por escrito.

Relacionadas
Detidos suspeitos em nova investigação “ligada” ao primeiro-ministro israelita
Segundo os ‘media’ israelitas, os suspeitos estão envolvidos num caso em que a companhia recebeu concessões em troca de uma cobertura favorável a Netanyahu no ‘site’ de informação Walla, do grupo Bezeq.
Crimes de corrupção abalam Governo de Netanyahu. E agora, o que se segue?
As autoridades israelitas emitiram um comunicado, após dois anos de inquérito, em que recomendam que seja instaurado um processo judicial contra o primeiro-ministro israelita. Saiba o que está em causa.
Recomendadas
Respostas Rápidas: Que produtos foram afetados pelas tarifas dos EUA à China?
Em que ponto está a guerra comercial? Qual a lista de produtos impactados? Como reagiu a China? O que dizem os analistas? Segundo os cálculos do instituto alemão Ifo, estas tarifas irão travar o crescimento da China em 0,1 a 0,2 pontos percentuais e colocar a Europa numa posição mais forte.
Kim Jong-un diz que cimeira com Donald Trump estabilizou a segurança regional
O líder da Coreia do Norte enalteceu hoje a cimeira realizada com Donald Trump, presidente dos EUA, na medida em que estabilizou a segurança regional. Jong-un também disse que espera obter mais progressos na próxima cimeira inter-coreana.
China retalia Estados Unidos com tarifas de 60 mil milhões de dólares
A decisão surge horas depois de a Casa Branca dizer que os Estados Unidos da América iriam impor taxas alfandegárias às importações chinesas no valor de 200 mil milhões de dólares (aproximadamente 171 mil milhões de euros).
Comentários