[weglot_switcher]

Itália abandona uso de máscara na rua a 28 de junho. Que outros países abdicaram das máscaras em público?

Ainda são poucos, mas Itália, França, Espanha e Israel já relaxaram no uso obrigatório de máscaras ao ar livre. Até setembro, Portugal mantém obrigatoriedade.
22 Junho 2021, 11h26

O ritmo do processo de vacinação continua a crescer em todo o mundo e, como consequência mais positiva, existem países que estão a levantar o uso de máscara obrigatório na rua.

Os italianos já circularam o dia 28 de junho no calendário como o dia em que podem sair à rua sem usar as máscaras sociais que têm ocupado metade das caras no último ano. Apesar do Governo já ter autorizado, os cidadãos só podem sair à rua sem máscara nas denominadas regiões “brancas” do sistema de classificação da Covid-19.

De acordo com o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, a classificação “branca” cobre atualmente todas as regiões com exceção do Vale de Aosta, no noroeste de Itália.

O anúncio foi realizado depois de uma última análise do Conselho Técnico Científico de Itália, mas o comité continua a aconselhar o uso de máscaras em grandes eventos, onde o risco de transmissibilidade é elevado. Até à data, as regras italianas estabelecem que as máscaras devem ser usadas em todos os momentos “exceto nos casos em que, devido às características do local ou às circunstâncias, o isolamento seja continuamente garantido”.

Apesar das boas notícias para os italianos, o Conselho científico aconselha a que o distanciamento social se mantenha em vigor e que as pessoas tenham máscaras consigo em todos os momentos, uma vez que existe o alerta sobre um potencial aumento de novos casos devido à variante Delta.

Antes do anúncio de Speranza, também o primeiro-ministro francês, Jean Castex, já tinha anunciado a suspensão do uso obrigatório de máscaras ao ar livre. Os franceses vão deixar de ser obrigados a usar máscaras ao ar livre a partir desta quinta-feira, apesar de ainda terem de ser utilizadas em transportes públicos, estádios e lugares que estejam lotados.

Outras boas notícias para França é o fim do recolher noturno obrigatório que vigora há oito meses. De acordo com o primeiro-ministro, o recolher obrigatório será suspenso no próximo domingo, dez dias antes do esperado pela população.

As duas decisões de França acontecem num momento em que mais de 58% da população adulta já recebeu, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, e também na véspera do festival de música de rua que acontece anualmente.

O anúncio foi feito em um momento em que as novas infecções diárias na França caíram para 3.200 na terça-feira, o nível mais baixo desde agosto de 2020 e bem abaixo do limite máximo de  cinco mil casos casos que o presidente Emmanuel Macron estabeleceu como sua meta no ano passado.

Entre França e Itália, Espanha vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre a partir do dia 26 de junho. O líder espanhol Pedro Sánchez realizou o anúncio no momento em que as taxas de infeção continuam em queda, apesar da preocupação com a variante Delta.

“Este fim de semana será o último com máscaras em espaços ao ar livre porque no próximo fim de semana não as usaremos mais”, anunciou Sánchez na passada sexta-feira, 18 de junho. Em Espanha, quase metade da população já recebeu uma dose da vacina, o que terá facilitado a decisão do Governo espanhol.

Na semana passada, Israel anunciou que ia deixar de ser obrigatório o uso de máscara em locais públicos fechados. A decisão chegou depois de mais de 60% da população já estar completamente imunizada contra o vírus SARS-CoV-2, uma das maiores taxas de vacinação do mundo.

De relembrar que em Portugal o uso de máscara ao ar livre continua a ser obrigatório até ao mês de setembro. A obrigatoriedade deveria ter terminado no passado dia 13 de junho mas devido ao aumento de casos e à taxa de contágios provocada pela variante Delta. Tratou-se da terceira renovação do diploma, tendo o projeto-lei sido aprovado na generalidade na Assembleia da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.