[weglot_switcher]

Itália aguarda decisão da União Europeia sobre o seu projeto de orçamento na próxima terça-feira

O governo italiano espera que a Comissão Europeia tome uma decisão sem precedentes de pedir a um Estado-membro que emendará e reapresentará o seu projeto de orçamento, referiu uma fonte do governo este domingo, 21 de outubro.
  • Giuseppe Conte
21 Outubro 2018, 19h04

O governo de Itália aguarda por uma decisão da Comissão Europeia na próxima terça-feira, 23 de outubro, relativo ao seu projeto de orçamento. Uma decisão sem precedentes e que visa pedir a um Estado-membro que emendará e reapresentará este projeto de orçamento italiano, segundo revelou uma fonte do governo este domingo, 21 de outubro, indica a agência “Reuters”.

A Itália está sobre alta-pressão em Bruxelas com um plano para elevar o défice orçamental para 2,4% da produção interna no ano de 2019, de 1,8% em 2018. A Comissão Europeia classificou o projeto de orçamento para 2019 como uma violação sem precedentes das regras fiscais da União Europeia.

O governo italiano vai enviar na segunda-feira uma carta à Comissão a explicar as suas razões para manter a meta de 2,4%, referiu o vice-Primeiro-Ministro Luigi Di Maio.

Um porta-voz da Comissão afirmou que a mesma manifestou “sérias preocupações” sobre o projeto de orçamento às autoridades italianas, procurando mais detalhes para facilitar uma avaliação.

“Pedimos a opinião do governo italiano até o meio dia de segunda-feira, 22 de outubro”, salientou o porta-voz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.