[weglot_switcher]

Já acabou a ‘guerra’ comercial? Tarifas de 25% mantêm-se, diz Donald Trump

O presidente norte-americano desmentiu esta sexta-feira a notícia de que houve um “acordo comercial limitado” com Pequim, respondendo a um artigo publicado pelo “Wall Street Journal”.
13 Dezembro 2019, 16h12

O presidente dos Estados Unidos disse esta sexta-feira que Washington e Pequim irão iniciar negociações para chegar a uma segunda fase do acordo comercial ainda antes das eleições presidenciais de 2020. Donald Trump garantiu que as tarifas adicionais – agendadas para domingo – não serão aplicadas, mas as de 25% aos produtos chineses mantêm-se.

O presidente norte-americano adiantou, na rede social Twitter, que a China concordou em avançar com “muitas” mudanças estruturais e “compras maciças de produtos agrícolas, energia e bens industriais”. “Este é um negócio incrível para todos”, explicou.

Duas horas antes, Donald Trump tinha referido que as últimas notícias sobre um acordo comercial provisório com a China eram falsas, um dia depois de o “Wall Street Journal” (WSJ) ter escrito que os negociadores norte-americanos haviam proposto tarifas mais baixas para cerca de 360 mil milhões de dólares em produtos chineses.

“A história do Wall Street Journal sobre o acordo com a China está completamente errada, especialmente a declaração sobre as tarifas”, escreveu o Donald Trump, num tweet. “Notícias falsas. Eles deveriam encontrar um leaker melhor”, sublinhou.

Segundo o WSJ, Donald Trump concordou com um “acordo comercial limitado” com Pequim, que reverterá as tarifas existentes sobre produtos chineses e cancelará as taxas aduaneiras adicionais que estão agendadas para entrar em vigor no domingo. As fontes deste jornal adiantam que as metas inserem-se no âmbito de um acordo para impulsionar as compras chinesas de produtos agrícolas dos Estados Unidos e conseguir outras concessões.

https://jornaleconomico.pt/noticias/china-nao-confirma-acordo-comercial-e-wall-street-abre-no-vermelho-525053

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.