Já atestou? preços sobem amanhã

Os preços dos combustíveis voltam a subir esta madrugada. Aumento é maior na gasolina, tanto nas cadeias de marca branca, como nas principais gasolineiras.

O custo de ambos os combustíveis volta a encarecer esta segunda-feira. Fontes do sector sondadas pelo Jornal Económico apontam para uma subida de preço tanto para o gasóleo como para a gasolina.

“A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços dos combustíveis – mais acentuada na gasolina que no gasóleo – até 1 e 1,5 cêntimos por litro”, respectivamente, adiantou fonte do setor.

As subidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “os aumentos rondam os 0,0076 euros por litro no caso do gasóleo, enquanto a gasolina deverá subir 1,4 cêntimos por litro”, avançou uma outra fonte contactada pelo Jornal.

Com estes aumentos, os preços fixados serão os mais elevados desde Junho de 2014 para o gasóleo. No caso da gasolina, é o valor mais alto desde Julho de 2015.

A contribuir para a subida dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o forte aumento do crude. Esta sexta-feira, o preço do “ouro negro” segue em máximos de três anos, estando a negociar nos 70 dólares por barril.

Segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,539 euros, enquanto o gasóleo vale 1,344 euros.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a sexta posição entre os 28 países do espaço comunitário.

Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

Ler mais
Recomendadas

Bruxelas quer esclarecimentos de Centeno sobre limite de despesa no OE2019

Comissão Europeia remeteu carta ao Governo português a solicitar esclarecimentos.

Bilhetes para o futebol estão mais caros em Itália. E a culpa é de um português

A claque da Juventus já apresentou várias queixas, e através de um comunicado, explicaram que vão aos jogos mas com desagrado, já que ver a ‘Vecchia Signora’ fora de casa custa 100 euros.
AHP - Raul martins

AHP defende a sua independência e reforça confiança em Cristina Siza Vieira

A AHP continua, assim, a contar “com as reconhecidas qualidades de competência, empenho, isenção e frontalidade” da sua presidente da direção executiva, Cristina Siza Vieira.
Comentários