Já é possível fazer elogios e apresentar sugestões através do Livro de Reclamações Eletrónico

Em vigor nos serviços públicos essenciais, em formato eletrónico, desde 1 de julho 2017, o Livro de Reclamações permite, desde o início do ano, a apresentação de elogios e sugestões. Em um ano e meio foram apresentadas 80.061 reclamações nesta plataforma ‘online’. Qualquer coisa como 146 queixas por dia.

O Livro de Reclamações Eletrónico (LRE) abrange os setores dos serviços públicos essenciais (eletricidade, gás natural, água e resíduos, comunicações eletrónicas e serviços postais), o turismo e a venda a retalho, envolvendo já oito entidades reguladoras e fiscalizadoras.

No passado mês de dezembro, o setor dos transportes aéreos foi também integrado no LRE, através da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

E desde o início de 2019 esta plataforma ‘online’ permite também fazer elogios e apresentar sugestões. Uma nova funcionalidade que é aplaudida pelo secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torre.

“O livro de reclamações permite que os consumidores tenham um papel ativo na melhoria da qualidade dos bens e dos serviços, apoiando as empresas no aperfeiçoamento do seu desempenho e das suas práticas comerciais e, a partir de agora, promove também a inclusão de boas práticas e experiências positivas por parte dos consumidores”, defendeu o governante.

Segundo o Executivo, face à diversidade de setores e à heterogeneidade de empresas envolvidas, e de forma a assegurar a “correta e eficaz ligação e adaptação dos operadores económicos ao livro de reclamações eletrónico, garantindo a segurança e eficácia deste projeto”, o processo de adesão e credenciação dos restantes setores e respetivos operadores económicos na plataforma decorre até ao dia 1 de julho de 2019.

Desde a sua criação, a 1 de julho de 2017, até 31 de dezembro de 2018, foram apresentadas 80.061 reclamações no formato eletrónico.

A plataforma do Livro de Reclamações em formato eletrónico constitui uma medida do programa “SIMPLEX + 2016” e envolve a Direção-Geral do Consumidor e as entidades reguladoras dos diversos setores de atividade.

Ler mais
Recomendadas

Já escolheu uma entidade para ‘doar’ 0,5% do seu IRS? Há 4 mil candidatos

Contribuintes com direito ao IRS automático deverão indicar até 31 de março qual a entidade ou instituição particular de solidariedade social que pretendem ajudar.

Um dos melhores restaurantes de praia da Europa fica em Portugal

A lista foi elaborada por escritores de viagens do jornal britânico ”The Guardian” que caracteriza o local como sendo ”perfeito para almoços longos ou noites românticas”. Restaurante português figura entre restaurantes na Grécia, Espanha ou Itália.

Adicional ao IMI: Herdeiros têm até ao final do mês para escapar ao imposto

O prazo para os responsáveis das heranças indivisas comunicarem ao Fisco como querem que seja feita a liquidação do Adicional ao IMI termina na próxima semana. A opção é importante porque pode significar não pagar nada.
Comentários