[weglot_switcher]

Jaime Gama consultor de produção de cannabis

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de António Guterres aceitou ser consultor internacional da empresa Tilray que produz e distribui cannabis para fins medicinais, refere o jornal “Público”
21 Janeiro 2019, 10h26

A vida dá muitas voltas. Desta feita foi o antigo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, quem demonstrou que o futuro reserva destinos imprevisíveis: no seu caso, poucos políticos conseguiriam prever que iria aceitar o cargo de consultor da empresa Tilray, dedicada à pesquisa, cultivo, produção e distribuição de cannabis medicinal, refere o jornal “Público”.

O político socialista explicou ao diário as voltas que deu à vida. “A Tilray convidou-me para integrar o seu conselho consultivo internacional, a par de muitas outras individualidades internacionais, e eu aceitei”, refere, considerando que “uma empresa que exerce atividade autorizada em Portugal, certamente aprecia ter em conta a opinião de quem integrou um Governo (1995-2002) pioneiro de novas políticas para debelar a toxicodependência, hoje internacionalmente reconhecidas pelos seus resultados positivos”.

O “Público” recorda que Jaime Gama foi ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do Governo de António Guterres, quando se aprovou em Portugal a descriminalização do consumo de drogas. O jornal adianta igualmente que a partir de fevereiro os médicos vão poder prescrever derivados da cannabis para fins medicinais. No entanto, a utilização de cannabis para fins recreativos não foi legalizada, pois na sexta-feira passada foi chumbada na Assembleia da República.

A Tilray anunciou um investimento de 20 milhões de euros até 2020 em Cantanhede para produzir cannabis medicinal destinado ao mercado europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.