[weglot_switcher]

JE Notícias. Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 29 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo esta segunda-feira, 29 de novembro.
  • Cristina Bernardo
29 Novembro 2021, 16h15

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

A Ryanair assegura que vai ultrapassar a TAP em número de passageiros transportados de e para Portugal em 2022, com uma previsão de 13,5 milhões de passageiros. A nova projeção foi adiantada por Michael O´Leary, o CEO da companhia low-cost irlandesa, numa conferência de imprensa em Lisboa.

“Esperamos transportar 13,5 milhões de passageiros em Portugal em 2022, ultrapassando assim a TAP, se é que já não o fizemos este ano. Esperamos que a TAP, com um corte de 20% na sua operação em 2022, se fique pelos 11 a 11,5 milhões de passageiros”, disse O´Leary.

Com 286 novos casos diários por milhão de habitantes na última semana, Portugal está bem longe da média da UE (576 novos casos diários por milhão de habitantes) e dos países com mais novos casos diários: Eslováquia, com 2040 casos, República Checa, com 1.830, Bélgica (1.480), Áustria (1.370), Países Baixos (1.310), Croácia (1.150), Eslovénia (1.150) e Hungria (1.040).

Estes números de novos casos diários por milhão de habitantes são também os mais elevados no mundo entre os países com mais de um milhão de habitantes.

A nova variante Ómicron tem levado o mundo a voltar a encerrar fronteiras, mas a Organização Mundial da Saúde permanece preocupada com a variante Delta, principal responsável pela maioria das infeções que têm surgido, aponta a “CNBC”.

“Mais de 99% dos casos no mundo são devido à variante Delta e a maioria das mortes acontecem àqueles que não estão vacinados. Acho que essa é a nossa prioridade enquanto esperamos para saber mais sobre a [nova] variante”, explicou a cientista chefe da OMS, Soumya Swaminathan à “CNBC”.

A ex-deputada centrista Ana Rita Bessa é a nova CEO do grupo editorial LeYa, do qual já fazia parte há mais de uma década, tendo mantido a ligação mesmo quando cumpriu mandato na Assembleia da República.

A decisão foi divulgada pelo grupo editorial LeYa num comunicado que dá conta de que Ana Rita Bessa integrará também o conselho de administração, que continuará a ser presidido pelo até agora CEO Isaías Gomes Teixeira. No mesmo órgão estarão os atuais COO e CFO, Tiago Morais Sarmento e Pedro Marques Guedes.

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu mais uma vez que a política orçamental retome a trajetória pré-pandemia, considerando que o país tem entre dois a três anos para reverter o aumento da despesa permanente acima da trajetória do PIB observado este ano e no ano passado.

“O país tem uma janela temporal, que avalio entre dois a três anos, para reverter o aumento da despesa permanente acima da trajetória do PIB observado em 2020 e 2021. Esta janela temporal deve ser utilizada para garantir a sustentabilidade da dívida e com isso a manutenção da confiança dos consumidores”, disse, esta segunda-feira, na conferência “Os desafios da economia portuguesa no pós-pandemia”, organizada pelo regulador bancário e pelo semanário “Expresso”.
https://open.spotify.com/episode/3bd8LILP749OUEFrtG6Jj1?si=K8lIHXcIT-6GMAybro1_3Q

A Direção-Geral da Saúde (DGS) admite não ter opinião sobre a realização do jogo do Belenenses SAD (B SAD) com o Benfica no passado sábado, considerando que as autoridades de saúde não têm de fazer a avaliação dos jogos que ficaram ou não isolados.

“É uma competência exclusivamente desportiva”, apontou Graça Freitas em entrevista à “TSF”, acreditando que as entidades da saúde não têm de intervir nestes casos. “À saúde cabe detetar e isolar casos e contactos. Não é da competência da saúde, de todo”, considerou.
https://open.spotify.com/episode/0Ygv2rtOfc01gUoFBtpbMP?si=WA3HEk8vSUepDQMCK4ClFg

 

O grupo EDP diz que vai tomar uma decisão de investimento sobre o hidrogénio verde em Sines no espaço dos próximos dois anos.

A EDP Renováveis lidera o consórcio Green H2 Atlantic que teve a luz verde por parte da Comissão Europeia recentemente, com direito a receber fundos europeus no valor de 30 milhões de euros de um total de 76,6 milhões de euros previstos de investimento. O objetivo é construir um eletrolisador para produzir hidrogénio verde com 100 megawatts de potência.

 

 

A Turkish Airlines está interessada em comprar a TAP, revela hoje o “Jornal de Negócios”. A companhia aérea está a recolher informações e está disposta a pagar cerca de 1.900 milhões de euros pela TAP.

A empresa é detida em 49% pelo Estado turco que já terá manifestado o seu interesse por vias diplomáticas, apesar de o Governo português não ter sido abordado formalmente sobre este tema.

 

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, identificou 13 casos da variante Ómicron em Portugal.

O INSA identificou “um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD, dado que um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do Sul”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.