[weglot_switcher]

JE Notícias. Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 30 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo esta terça-feira, 30 de novembro.
30 Novembro 2021, 16h39

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas apontou, esta terça-feira, que o país conseguirá duplicar o número de utentes que existiam por dia no centro de vacinação localizado no Parque das Nações em relação aos anteriores centros de vacinação.

Durante o seu discurso na inauguração do centro que abre portas amanhã, 1 de dezembro, no Pavilhão 4 da atual FIL, Carlos Moedas destacou que com o novo centro tinha sido possível “encontrar uma solução” para o problema de se vacinar em Lisboa e referiu ainda que o centro seria “único no país” e que conseguiria “duplicar numero de utentes que tínhamos por dia”. “Num conforto completamente diferente daquele que era o existente”, afirmou.

O Ministério Público (MP) suspeita que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, tenha desviado milhões de euros em comissões das transferências de jogadores há quase uma década, avança a CNN Portugal esta terça-feira, 30 de novembro.

A investigação que está a ser conduzida pelo procurador Rosário Teixeira, que deu origem à operação ‘Cartão Azul’, tem como alvo as transferências feitas entre 2013 e 2016 dos jogadores Casemiro, Brahimi, Quaresma e Aboubakar, e entre 2017 e 2020 de Ricardo Pereira, Uribe, Éder Militão, Felipe, Zé Luís, Óliver Torres, Fábio Silva e Danilo Pereira.

Em comunicado, o órgão disciplinar federativo deu conta da “instauração de processo disciplinar à Belenenses SAD, com natureza urgente, por deliberação da Secção Profissional, de 30 de novembro de 2021, tendo por objeto a insuficiência numérica que determinou o término antecipado do jogo ocorrido no dia 27 de novembro de 2021, a contar para a 12ª jornada da I Liga”.

O Conselho de Disciplina acrescentou que o processo foi hoje enviado à Comissão de Instrutores da Liga e que só voltará a existir nova divulgação após o fim da instrução.

O primeiro-ministro disse hoje, em Abrantes, que o encerramento da unidade a carvão da central termoelétrica do Pego é um exemplo que dá “confiança” de que a transição energética é possível “sem deixar ninguém para trás”.

António Costa falava no encerramento da sessão de apresentação das medidas de antecipação do Fundo para a Transição Energética que visam compensar os trabalhadores e o território do Médio Tejo pelo encerramento daquela unidade, no dia que marca o fim do uso do carvão como fonte de produção de energia em Portugal.

A crise pandémica de Covid-19 continua a provocar impacto na saúde financeira dos portugueses e perto de metade (48%) assumem mesmo estar mais pobres, segundo o estudo European Consumer Payment Report (ECPR) divulgado pela Intrum esta terça-feira, 30 de novembro.

Em termos europeus, quase quatro em cada 10 cidadãos (37%) afirmam estar mais pobres hoje, do que antes do início da crise. Os dados revelam ainda que 55% dos inquiridos acreditam que vão demorar pelo menos um ano até que a pandemia deixe de ter um impacto negativo nas suas finanças, um valor superior à média europeia, de 49%.

A partir desta quarta-feira, 1 de dezembro, todos os passageiros que desembarquem em Portugal vindos de todos voos internacionais vão ter que apresentar o certificado digital e um teste negativo realizado 72 horas antes do embarque.

As medida foi anunciada esta terça-feira, 30 de novembro, em conferência de imprensa da Polícia de Segurança Pública, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Direção-Geral da Saúde, da Autoridade Nacional de Aviação Civil e da ANA – Aeroportos de Portugal.

São pelo menos três os bancos (Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP e Novobanco) que aceitaram financiar a Efacec num novo empréstimo de tesouraria que o Jornal Económico (JE) sabe ser de 45 milhões de euros, com garantia estatal a 80%.

O financiamento à Efacec, que já está atrasado, será feito ao abrigo da Linha Economia Covid, apurou o JE, linha essa que, por sua vez, está a ser revista pelo Governo.

Em causa estão verbas do Fundo para a Transição Justa (FTJ), criado pela União Europeia para responder ao impacto da reconversão energética, e que prevê para Portugal 242 milhões de euros, disse à Lusa a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Deste valor, 90 milhões vão ser antecipados de imediato, recorrendo a verbas do Orçamento do Estado, segundo uma portaria publicada na segunda-feira pelo Governo.

“O Presidente da República decidiu, hoje, devolver à Assembleia da República o decreto sobre morte medicamente assistida, envolvendo a eutanásia e o suicídio medicamente assistido, recebido no dia 26 de novembro”, lê-se numa nota divulgada hoje no ‘site’ da Internet da Presidência.

A nota adianta que o “Presidente da República devolveu, sem promulgação, o Decreto da Assembleia da República n.º 199/XIV, de 5 de novembro de 2021, que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível e altera o Código Penal, nos termos da nota e da mensagem infra”.

Quem viajar de Portugal para a Suíça está obrigado a cumprir uma quarentena de 10 dias, anunciou hoje o Governo helvético.

“As autoridades suíças decidiram introduzir Portugal a partir de 30 de novembro na Lista dos Países apresentando uma variante preocupante do vírus Covid. Significa que a partir de 30 de novembro qualquer pessoa viajando de Portugal para a Suíça terá que apresentar ume teste Covid negativo (PCR ou antigénio) e fazer na Suíça uma quarentena de 10 dias”, segundo o comunicado da embaixada da Suíça em Lisboa.

Pago de forma faseada, o valor do IMI é desdobrado em duas ou três prestações quando supera os 100 ou os 500 euros, respetivamente, sendo estas pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.

As regras em vigor desde 2019 permitem, porém, que um contribuinte com uma conta superior a 100 euros possa pagar a totalidade do imposto em maio, prescindindo do sistema de prestações.

As fronteiras terrestres vão manter-se abertas a partir das 00h00 de 1 de dezembro de 2021. Mas à semelhança do resto do país, algumas restrições vão entrar em vigor: vai ser necessário apresentar certificado de vacinação ou teste negativo para entrar em Portugal.

Os cidadãos oriundos dos países da União Europeia (UE) considerados de risco baixo ou moderado “devem ser portadores de Certificado Digital Covid da UE (CDCUE), nas modalidades de vacinação, teste ou recuperação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.