[weglot_switcher]

Jeff Bezos já vale mais do que um terço das empresas cotadas no Dow Jones

A fortuna do homem mais rico do mundo vale mais do que a riqueza da Nike, do McDonald’s e de 13 das empresas Dow 30 e mais de 85% das ações da Nasdaq 100 e S&P 500.
22 Julho 2020, 14h05

Depois de ter acumulado mais 13 mil milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) num dia, a riqueza do dono da Amazon ultrapassou o valor de algumas gigantes da restauração, retalho e tecnologia e até de parte do índice norte-americano Dow Jones.

A nível pessoal, de acordo com o “Fortune” e o “Business Insider”, Jeff Bezos vale mais doque algumas multinacionais nomeadamente a Nike, McDonald’s e a Starbucks depois do preço das ações da Amazon terem disparado 65% este ano, o que aumentou a fortuna do multimilionário para 186 mil milhões de dólares.  Bezos é detentor de quase 55,5 milhões de ações da Amazon, o que se traduz numa participação de 11,1% na gigante do comércio eletrónico. A suas ações na Amazon são responsável por grande parte da sua riqueza.

O homem mais rico do mundo vale mais do que toda a capitalização de mercado da Nike, que vale atualmente 122 mil milhões de dólares (cerca de 105 mil milhões de euros). Só no ano passado, a gigante de roupa desportiva faturou 39 mil milhões de dólares em vendas com a ajuda dos quase 77 mil funcionários que trabalham nas mais de 1.100 lojas a retalho em todo o mundo.

A fortuna de Bezos também excede o valor de mercado de 143 mil milhões da McDonald’s. A gigante de fast food gerou 21 mil milhões de euros em vendas no ano passado graças aos 205 mil funcionários e 39 mil restaurantes em todo o mundo.

O chefe da Amazon vale mais que 13 das empresas Dow 30 e mais de 85% das ações da Nasdaq 100 e S&P 500. Apenas 30 empresas nos três índices têm um valor de mercado mais alto do que o património líquido de Bezos.

Bezos agora vale mais do que a tecnológica Oracle (176 mil milhões de dólares em valor de mercado), a gigante de software Salesforce (172 mil milhões de dólares) e a empresa de informática International Business Machines Corporation (112 mil milhões de dólares).

A riqueza deste homem é ainda mais do que o dobro do valor de mercado da Starbucks (88 mil milhões de dólares) e da Goldman Sachs (73 mil milhões de dólares) e mais do que o triplo do valor de mercado da General Electric (62 mil milhões de dólares) e da retalhista norte-americana Target (60 mil milhões de dólares). De acordo com a tabela do “Business Insider”, a riqueza de Bezos fica apenas aquém do Exxon Mobil e da Comcast.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.