[weglot_switcher]

Jerome Powell é oficialmente o próximo líder da Reserva Federal dos EUA

A aprovação oficial pelo Senado era o passo que faltava para o advogado de 64 anos se tornar no sucessor de Janet Yellen. É a primeira vez em quase 40 anos que não é um economista a ocupar o cargo.
5 Dezembro 2017, 17h30

O Senado norte-americano aprovou Jerome Powell para o cargo de presidente da Reserva Federal norte-americana a partir de fevereiro do próximo ano. Este era o passo que faltava depois de o advogado de 64 anos e atual membro do comité de política monetária dos Estados Unidos ter sido nomeado pelo presidente Donald Trump, a 2 de novembro.

A escolha de Powell para presidente da Fed é vista como uma opção de continuidade da política monetária norte-americana, uma ideia que o próprio tentou confirmar num discurso que fez perante o Senado, na semana passada.

“Vou lutar, juntamente com os meus colegas, para apoiar o contínuo progresso da economia até à recuperação completa”, disse no discurso desta terça-feira. “O nosso objetivo é sustentar um mercado de trabalho robusto, com a inflação a mover-se gradualmente para a meta. Esperamos que as taxas de juro subam um pouco mais e que a nossa folha de balanço diminua gradualmente”.

As prioridades definidas por Powell seguem em linha com a política praticada até aqui por Janet Yellen, a quem sucede, e também com a expetativa do mercado. Os analistas prevêem que a Fed volte a subir a taxa de juro pela terceira vez este ano, na reunião de dezembro, numa altura em que o banco central começa a eliminar gradualmente do balanço os ativos que adquiriu durante a crise, um processo que deverá demorar entre três e quatro anos.

O próximo presidente da Fed deixou ainda claro que, tal como anteriormente, o banco central vai manter-se flexível no caso de ter de voltar a aplicar políticas não convencionais. “Enquanto tentamos fazer do caminho da política monetária o mais previsível possível, o futuro não pode ser conhecido com certeza”, afirmou.

“Por isso, temos de manter flexibilidade para ajustar as nossas políticas em resposta aos desenvolvimentos económicos. Acima de tudo, enquanto aprendemos com as lições do passado, temos de nos preparar para responder decisivamente e com a força apropriada a novas e inesperadas ameaças à estabilidade financeira e prosperidade económica da nossa nação – a motivação original para a fundação da Reserva Federal”, acrescentou.

Powell trabalhou no Departamento do Tesouro durante a presidência de George H. W. Bush e chegou à Reserva Federal em 2012, nomeado por Barack Obama e trabalho sob a presidente da Fed de Ben Bernanke e Janet Yellen. Agora, vai substituir a segunda, na liderança do banco central, a partir de fevereiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.