Jerónimo Martins, EDP, Galp, Sonae, Continente e Pingo Doce são as marcas que mais têm a ganhar com a forma como são percepcionadas pelo público, segundo a OnStrategy.
Segundo a OnStrategy, que apresentou os resultados do estudo anual sobre o valor financeiro da reputação das marcas com maior volume de negócios em Portugal, aquelas insígnias, em conjunto, representam 57% do valor financeiro reputacional das 150 principais marcas em Portugal.
O estudo que atribui valor financeiro à reputação e ao risco reputacional, revela que a ocupar as 6 posições cimeiras entre as marcas com maior valor financeiro associado à reputação em Portugal, encontram-se as principais marcas que suportam o tecido empresarial português.
Segundo as conclusões do estudo, a reputação da Jerónimo Martins, EDP, Galp, Sonae, Continente e Pingo Doce tem um
peso, em conjunto, de mais de 19 mil milhões de euros.
No entanto a reputação de nenhuma das 6 principais marcas consegue atingir níveis de excelência, ficando-se por níveis robustos e, no caso da EDP, por um nível moderado. O luxo, os brinquedos, os automóveis, a alimentação e bebidas, os serviços de consultoria e serviços jurídicos são as indústrias a registar melhores índices de reputação em 2019.
No pólo oposto, com uma maior exposição reputacional, encontram-se a construção, as transportadoras aéreas, as utilities e o setor financeiro.
A OnStrategy publica desde 2018 o estudo que avalia financeiramente a reputação e o risco reputacional das principais empresas em Portugal. O estudo tem por base a recolha e análise da informação financeira pública do volume de negócios anual, a que depois é aplicada um conjunto de critérios provenientes de uma auscultação de mais de 40 mil cidadãos em Portugal, representativos da sociedade.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com