[weglot_switcher]

João Catalão: “Mourinho devia adotar a postura que tinha no FC Porto”

O técnico português está de volta à Premier League para abraçar o terceiro clube da sua carreira em Inglaterra. Para o ‘mental coach’, que trabalha com vários clubes e treinadores de futebol, o Tottenham vai disponibilizar vários milhões de euros para construir uma grande equipa.
  • José Mourinho
20 Novembro 2019, 12h54

João Catalão, coach e mentor de executivos e adepto do Tottenham Hotspur, trabalha com clubes desde o início da carreira e, em entrevista ao JE, analisa a chegada de José Mourinho à Premier League para o terceiro clube do português em Inglaterra. Para este ‘mental coach’, Mourinho vai ter dinheiro para reforços num clube à sua imagem e irá fazer estragos sobretudo em Old Trafford onde vai querer dar uma resposta ao último despedimento.

O que pode dar o Tottenham a Mourinho?

O José Mourinho precisava de uma equipa com a qual pudesse surpreender. Creio que ele já não queria uma equipa normal. Haviam muitos rumores que o Mourinho estaria a aprender alemão pelo que sempre pensei que estivesse a negociar uma ida para o Bayern de Munique até para prosseguir naquela senda de ser campeão nas principais ligas europeias. Há uma coisa que Mourinho tem que acho que é muito português: ele não gosta de perder nem a feijões. Em Inglaterra passa-se de besta a bestial num instante e o Mourinho tinha que deixar a sua marca. Olhando para todos os cenários, ele claramente teria de ir para um clube de Londres por motivos familiares e tinha de ser um clube onde iria substituir um treinador muito à sua imagem e com o seu estilo. O Tottenham era claramente o clube que tinha a cara de Mourinho.

Que dinheiro vai ter para gastar em reforços?

Tem certamente um pacote de vários milhões de libras para gastar em reforços. Não tenho dúvidas que ele vai fazer estragos ao Manchester United até para tirar aquela imagem de que Mourinho saiu de Old Trafford empurrado pelos jogadores. Acho que para a próxima época vamos ter um Mourinho a proporcionar grandes jogos e grandes surpresas.

Sendo o Tottenham uma equipa de segundo plano, Mourinho pode mudar esse paradigma para esta equipa de Londres?

O Mourinho não vai para os clubes para que haja uma continuidade com o passado, acredito que ele deva estar muito bem informado sobre o que se está a passar em Inglaterra. O City, o United e o Chelsea estão num mau momento pelo que este é o momento de José Mourinho aparecer e fazer a diferença. Não nos podemos esquecer que Mourinho vai querer elevar o Tottenham ao estatuto de melhor de equipa de Londres e fazer melhor do que o Arsenal: esse é um campeonato à parte, sem dúvida. O Liverpool é agora o grande ‘calcanhar de Aquiles’ para José Mourinho.

Mourinho pode trazer de volta os chamados ‘mind games’?

Estou muito curioso com aquela que será a nova postura de Mourinho no Tottenham. A verdade é que ele tem sempre um braço direito importante e será interessante ver quem vai ser o escolhido porque este técnico português não trabalha sozinho.

Se fosse esse ‘braço direito’ de Mourinho, que conselhos daria ao técnico?

Diria para que adotasse aquela postura que ele tinha quando treinava o FC Porto: o Mourinho que, quando parte para os grandes jogos, só fala depois. As considerações que Mourinho faz antes dos jogos prejudicaram-no muito. Lembro-me que o Mourinho quando treinava o FC Porto só falava depois e pode ser que esse Mourinho esteja de volta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.