[weglot_switcher]

João Félix já vale mais que Ronaldo e é o futebolista português mais caro da atualidade

Apesar de ter sido considerado um dos onze jogadores “desilusão” na primeira volta da presente época desportiva em Espanha pelo jornal desportivo espanhol “Marca”, tendo em conta as expectativas geradas, João Félix é o português mais bem cotado na lista do CIES – Observatório do Futebol, com um valor de mercado a superar os 100 milhões de euros.
  • João Félix no dia da sua apresentação como jogador do Atlético de Madrid, acompanhado pelo presidente do clube (à direita do atleta), Enrique Cerezo
7 Janeiro 2020, 13h20

O avançado português João Félix, que protagonizou uma das transferências mais mediáticas do desporto rei em julho de 2019, ao trocar o Benfica pelo Atlético de Madrid numa operação que ascendeu aos 126 milhões de euros, é o atleta português com o valor de mercado mais elevado da atualidade. De acordo com a mais recente avaliação do CIES – Observatório do Futebol aos futebolistas dos cinco principais campeonatos de futebol da Europa (vulgo ‘Big 5’: La Liga, Premier League, Bundesliga, Ligue 1 e Serie A), divulgada esta terça-feira, o valor de mercado de João Félix é 100,6 milhões de euros.

Apesar do jovem de 20 anos de idade ter sido considerado um dos onze jogadores “desilusão” na primeira volta da presente época desportiva em Espanha, pelo jornal desportivo espanhol “Marca”, tendo em conta as expectativas geradas pela sua transferência, o atual Golden Boy é o português mais bem cotado na lista do CIES.

Trata-se de uma lista que reúne todos os futebolistas da Big 5 cuja avaliação de mercado é de, pelo menos, 50 milhões de euros. Ao todo o Observatório do Futebol identificou 166 atletas com um valor de mercado de pelo menos 50 milhões de euros e João Félix aparece na 18.ª posição, à frente do brasileiro Neymar Jr. (Paris Saint-Germain; 100,4 milhões de euros) e do belga Romelu Lukaku (Inter de Milão; 100,2 milhões de euros).

Além de João Félix, há ainda outros cinco portugueses na lista do CIES, nomeadamente, Bernardo Silva (Manchester City; 99,6 milhões de euros), Cristiano Ronaldo (Juventus; 80,3 milhões de euros); Diogo Jota (Wolverhampton; 62 milhões de euros), Rúben Neves (Wolverhampton; 59,2 milhões de euros) e Gonçalo Guedes (Valência; 58,6 milhões de euros).

A lista do Observatório do Futebol é liderada pelo francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain; 265,2 milhões de euros), seguido do inglês Raheem Sterling (Manchester City; 223,7 milhões de euros) e do marroquino Mohammed Salah (Liverpool; 175,1 milhões de euros).

https://jornaleconomico.pt/noticias/javier-tebas-joao-felix-traz-muita-qualidade-a-liga-espanhola-509559

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.