[weglot_switcher]

João Leão ameniza críticas das empresas: “Governo está preparado para continuar a apoiar manutenção do emprego”

Para o ministro das Finanças, o OE2021 “responde de forma massiva às necessidades da economia, mas também responde uma forma que nós sabemos que responsável e a prazo assegura sustentabilidade das finanças públicas e da Segurança Social”.
  • Ministro de Estado e das Finanças, João Leão
13 Outubro 2020, 20h54

O ministro das Finanças reiterou esta segunda-feira que o Governo está preparado para, pelo menos durante o próximo ano, canalizar mais auxílios às famílias e às empresas, nomeadamente mantendo os mecanismos de apoio ao emprego que foram criados no segundo trimestre.

Em entrevista à SIC, João Leão foi questionado sobre se teria plano B em caso de menos crescimento económico e optou por deixar a garantia “a todas as empresas” de que o Executivo está pronto para, “em função da evolução da pandemia, continuar os mecanismos de apoio ao emprego que foram tão bem sucedidos desde que tomámos essas medidas no segundo trimestre”.

Na sua opinião, a proposta de orçamento que foi ontem entregue no parlamento “responde de forma massiva às necessidades da economia, mas também responde uma forma que nós sabemos que responsável e a prazo assegura sustentabilidade das finanças públicas e da Segurança Social”. “É um orçamento equilibrado, de que o país precisa nesta fase”, disse o responsável pela pasta das Finanças, em declarações ao canal de Paço d’Arcos.

De acordo com as previsões do Governo, estipuladas no documento, a economia portuguesa deverá recuperar no próximo ano, crescendo 5,4% em 2021, depois de uma recessão de 8,5% no ano corrente. O ministro das Finanças frisou, nesta entrevista, que as estimativas do Governo, têm estado em linha com as da outra entidades.

Em relação ao Novo Banco, voltou a referir que o documento não prevê nenhum empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.