[weglot_switcher]

João Leão: “Estamos convencidos que este Orçamento será aprovado”

O ministro das Finanças já entrou o OE2021 ao Presidente da Assembleia da República. O governante defendeu que este é um “Orçamento sem austeridade, que não acrescenta crise à crise”.
  • joão_leão_tomada_posse_1
    Tiago Petinga/Lusa (Pool)
12 Outubro 2020, 21h15

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou que o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) é um “bom Orçamento” para os portugueses e que não vê razões para que o documento não seja aprovado.

“Apresentámos aqui hoje um Orçamento que é um Orçamento bom para Portugal e para os portugueses “, disse em declarações aos jornalistas após a entrega do OE2021 ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.  ao lado do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, e da Secretária de Estado do Orçamento, Cláudia Joaquim, no Parlamento em Lisboa.

O governante defendeu que este é um Orçamento “que coloca como prioridade dar meios financeiros e humanos para o combate à pandemia” e por isso “é um Orçamento que aposta e tem como grande objetivo a recuperação da economia, a proteção do emprego e do rendimento dos portugueses”.

“É um Orçamento sem austeridade, que não acrescenta crise à crise, antes pelo contrário. Aposta na recuperação rápida da economia”, vincou, acrescentando ser “também responsável”.

Questionado sobre as posições tornadas públicas durante o dia pela esquerda, o ministro das Finanças disse ser “difícil não perceber como é que este Orçamento, com abertura, com disponibilidade negocial, como é que este Orçamento não poderá ser aprovado porque é um Orçamento importante para Portugal”. Ainda assim, mostrou-se confiante da viabilização do documento: “Estamos convencidos que este Orçamento será aprovado”, disse.

O Governo entregou esta segunda-feira o documento que será votado na generalidade a 28 de outubro, estando a votação final global do documento marcada para 26 de novembro.

(Atualizado às 21h28)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.