[weglot_switcher]

João Lourenço confirma intenção da Sonangol em sair da Galp e BCP

Presidente angolano esclareceu que a Sonangol deverá “retirar-se de grande parte dos negócios e das participações em que está envolvida”, ainda que a petrolífera portuguesa esteja dentro do core business.
17 Novembro 2018, 13h35

O presidente de Angola, João Lourenço, confirmou, em entrevista ao Expresso este sábado, a intenção da Sonangol deixar a estrutura acionista da Galp e do BCP.

Questionado sobre se a Sonangol irá alienar a participação de 19,49% que detém no capital do BCP, João Lourenço respondeu ao Expresso: “Não estou a dizer que vamos sair amanhã. Estou a dizer apenas que a tendência é essa…”.

João Lourenço esclareceu que a Sonangol deverá “retirar-se de grande parte dos negócios e das participações em que está envolvida”, ainda que a petrolífera portuguesa esteja dentro do core business. 

“É verdade que está dentro do seu core business, mas não deixa de ser uma dispersão e, por esta razão e porque a tendência é esta, é muito pouco provável que a Sonangol se interesse em ter uma participação a Galp” pelo aumento de participação através de uma eventual aquisição da participação de Isabel dos Santos, disse.

A Sonangol não só não vai aumentar a sua participação na Galp, através da aquisição da participação de Isabel dos Santos, como deverá mesmo sair da petrolífera portuguesa.

O presidente angolano sublinhou “não ter nada contra os portugueses do Grupo Amorim, antes pelo contrário”. Mas “num casamento deve haver vontade recíproca entre o noivo e a noiva, ambos têm de estar interessados”, acrescentou.

A Esperanza, é detida pela Sonangol (60%) e Isabel dos Santos (40%), e possui 45% da Amorim Energia (que tem 33,34% da Galp), estando  os restantes 55% nas mãos da família Amorim.

(atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.