[weglot_switcher]

João Ribeiro de Almeida nomeado presidente do Instituto Camões

O embaixador de Portugal na Argentina irá substituir Luís Faro Ramos no cargo a partir do próximo dia 1 de novembro.
20 Outubro 2020, 18h49

O embaixador de Portugal em Buenos Aires, João Ribeiro de Almeida, vai ser o novo presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I. P. O diplomata irá substituir Luís Faro Ramos no cargo a partir do próximo dia 1 de novembro.

Nascido em 1962, João Ribeiro de Almeida é licenciado em Direito e ingressou na carreira diplomática em 1990, tendo desempenhado funções em Lisboa e no estrangeiro. Foi chefe do Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do XVII Governo Constitucional e Embaixador na Colômbia.

Luís Faro Ramos, que tomou posse como presidente deste instituto a 3 de novembro de 2017, será o próximo embaixador de Portugal no Brasil, segundo a informação transmitida, em comunicado, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira.

Na altura em que Luís Faro Ramos passou a estar à frente desta entidade sucederam-se demissões na respetiva equipa de gestão, tal como noticiou o Jorna Económico. A abertura de hostilidades coube a Maria Irene Paredes (vogal do conselho diretivo) e seguiram-se Márcia Pinheiro (diretora dos serviços de Planeamento e Gestão), Carla Graça (chefe da divisão de Planeamento e Recursos Humanos) e Tânia Lemos (chefe da divisão de Apoio Jurídico e Contencioso).

Segundo fontes ouvidas pelo semanário, a origem desse ‘mal-estar’ esteve na dúvida de que Luís Faro Ramos tivesse as devidas qualificações para o cargo (nomeadamente “experiência de gestão” e “currículo nas áreas de atuação” do instituto) e por ter sido escolhido por causa da sua “relação de amizade” com o ministro Augusto Santos Silva, responsável pela nomeação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.