[weglot_switcher]

João Vale de Almeida designado embaixador da UE no Reino Unido

O diplomata assumirá funções em 1 de fevereiro, primeiro dia do pós-Brexit, anunciou hoje o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
24 Janeiro 2020, 15h55

João Vale de Almeida, de 62 anos, é o primeiro embaixador da União Europeia no Reino Unido e prepara-se para liderar a futura delegação comunitária junto do Reino Unido após a consumação do ‘Brexit‘. Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, o diplomata já desempenhou diversos cargos de topo, tendo sido porta-voz da Comissão Europeia e diretor-geral antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como presidente da Comissão Europeia (2004-2009).

Em comunicado, o Serviço Europeu de Ação Externa indica que “Josep Borrell, o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, anuncia hoje a designação de João Vale de Almeida como primeiro chefe da futura delegação da UE junto do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte”, o que “já foi devidamente notificado ao Reino Unido”.

Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, o diplomata já desempenhou diversos cargos de topo, tendo sido porta-voz da Comissão Europeia e diretor-geral antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como presidente da Comissão Europeia (2004-2009).

Vale de Almeida tornou-se depois embaixador da União Europeia nos Estados Unidos (2010-2014), à frente da primeira delegação europeia em Washington com poderes reforçados (em representação de toda a União e não somente da Comissão Europeia), à luz da entrada em vigor do Tratado de Lisboa. E de 2015 até ao final do ano passado foi o embaixador da UE junto das Nações Unidas. Regressado a Bruxelas, em dezembro último, após cerca de uma década em Washington e Nova Iorque, o seu nome já era apontado como um dos favoritos para representar a União Europeia em Londres, depois de o Reino Unido deixar de ser Estado-membro.

A delegação da UE no Reino Unido ficará sob a tutela do Serviço Europeu de Ação Externa, o corpo diplomático da União liderado pelo Alto Representante Josep Borrell, que é também vice-presidente da Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen, e começará então a operar numa altura em que os 27 e Londres vão negociar a relação futura pós-Brexit.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.