[weglot_switcher]

João Vasconcelos visita escritórios da ‘startup’ portuguesa Aptoide na China

Secretário de Estado da Indústria vai estar nas instalações da tecnológica portuguesa em Shenzhen. A Aptoide já conta com 3 mil milhões de ‘downloads’ e 700 mil ‘apps’ disponíveis.
26 Maio 2017, 20h32

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, vai deslocar-se até à China, onde vai visitar os escritórios da startup portuguesa ‘Aptoide‘, uma aplicação alternativa à ‘App Store Andoid’. A viagem acontece no âmbito de um programa proposto para jovens empreendedores, entre os dias 29 de maio e 1 de junho.

“É um enorme orgulho para a ‘Aptoide’, em Shenzhen, receber esta visita do Sr. Secretário de Estado da Indústria, não só por sentirmos o reconhecimento e visibilidade do nosso trabalho aqui, mas também porque somos, uma das poucas startups portuguesas cuja internacionalização se materializou com a abertura de um escritório na China”, sublinha Manuel Saraiva, diretor-geral da ‘Aptoide’ na China.

A visita do secretário de Estado da Indústria tem como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido por uma empresa portuguesa, que já é uma das maiores ‘Android App Store’ do mundo.

A acompanhar a visita do secretário de Estado da Indústria estará Tiago Alves, ‘Aptoide VP APAC’, Guo Yifan, CEO da ‘SimplyWork’, e Manuel Saraiva.

A ‘Aptoide’ já conta com 1 milhão de smartphones produzidos e enviados da China com a aplicação pré-instalada. “Não foi fácil atingir este marco que celebramos – 1 milhão de telemóveis com o nosso software – mas mais importante é o desejo de partilhar a nossa experiência e lições aprendidas com Portugal para que outros se possam seguir e desbloquear o grande mercado de oportunidades que caracteriza este país”, salienta Miguel Saraiva.

Para atingir este resultado, a ‘Aptoide’ estabeleceu parcerias estratégicas com fabricantes locais, casas de design e fornecedores de soluções. Entre os principais parceiros locais, na área dos smartphones, a ‘Aptoide’ destaca a ‘Vivo’, ‘Gionee’, ‘LEAGOO’, ‘Qmobile’. Além destas parcerias, a ‘Aptoide’ estabeleceu acordos com as marcas de TV ‘Skyworth’, ‘KONKA’ e ‘Changhong’.

A startup portuguesa foi criada em setembro de 2011, como um spin-off tecnológico do software ‘Caixa Mágica’.

A tecnológica abriu o escritório o seu espaço na China em Novembro de 2015. Desde essa data, e até Abril de 2017, o número de utilizadores mensais ativos da aplicação aumentou 670%, nos dispositivos enviados da China com a aplicação pré-instalada.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.