[weglot_switcher]

Joe Biden diz que prevaleceu “a vontade do povo” e que a democracia resistiu ao “abuso de poder”

“Os republicanos perderam no colégio Eleitoral e no voto popular” e o “Supremo Tribunal dos Estados Unidos deu um sinal claro a Donald Trump”, afirmou Biden, na segunda-feira à noite, após o colégio eleitoral norte-americano ter certificado a vitória eleitoral do candidato do Partido Democrata.
  • Joe Raedle/Getty Images
15 Dezembro 2020, 09h49

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na segunda-feira à noite que a “democracia norte-americana funcionou” e que nos EUA, “o poder é concedido através do voto”, sendo o resultado eleitoral “a verdadeira vontade do povo”. “O estado de direito, a nossa Constituição e a vontade do povo prevaleceram”, disse Joe Biden.

Naquele que foi o primeiro discurso de Joe Biden depois de ter sido eleito pelo Colégio Eleitoral, a partir de Wilmington, no Estado do Delaware, o presidente eleito afirmou “a chama da democracia” norte-americana não é apagada pela pandemia ou pelo “abuso de poder”.

“A chama da democracia foi acesa há muito tempo neste país. Agora sabemos que nada, nem mesmo uma pandemia ou o abuso de poder, pode apagar essa chama”, acrescentou. Para Biden, “a integridade” das eleições foi preservada.

Embora não tenha referido nomes, Biden aludiu aos esforços do atual presidente dos EUA, Donald Trump, para anular o resultado eleitoral. Após as eleições de 3 de novembro, Trump e o Partido Republicano tentaram anular a vitória eleitoral de Biden nos tribunais. Mas o Supremo não aceitou as tentativas de impugnar os resultados. Ainda assim Trump continua a não aceitar a derrota.

“Os republicanos perderam no colégio Eleitoral e no voto popular” e o “Supremo Tribunal dos Estados Unidos deu um sinal claro a Donald Trump”, afirmou Biden, salientando que está na altura de “virar a página”.

A vitória eleitoral de Joe Biden foi na segunda-feira à noite ratificada pelo colégio eleitoral dos EUA, onde o candidato do Partido Democrata garantiu, para já, 302 votos em 538. Trump apenas assegurou 232 votos. Ainda falta conhecer a decisão dos delegados do Estado do Havai, embora o voto deva ser favorável a Biden, que ficará assim com 306 votos.

Para ser certificado como 46.º presidente dos EUA, Biden precisava apenas de 270 votos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.