[weglot_switcher]

“Joe Biden e Kamala Harris destruiriam a América”. Donald Trump ataca vice-presidente do candidato democrata

Donald Trump já reagiu à escolha de Kamala Harris para ‘vice’ do candidato do Partido Democrata, Joe Biden. Trump referiu-se a Kamala Harris como alguém “muito, muito desagradável, provavelmente mais desagradável até do que a Pocahontas com Joe Biden”
  • Kevin Lamarque/REUTERS
12 Agosto 2020, 10h57

A equipa da campanha de reeleição de Donald Trump não perdeu tempo em lançar críticas a Kamala Harris com ataques generalizados à escolhida de Joe Biden para vice-presidente, avançou o The Guardian esta quarta-feira,12 de agosto.

“Joe Biden e Kamala Harris destruiriam a América”, apontava um anúncio da campanha de Donald Trump, divulgado minutos após a notícia de que Joe Biden, candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 2020, tinha escolhido Kamala Harris para ser a sua vice-presidente.

Ao anúncio, somou-se um e-mail da campanha de angariação de fundos para a campanha de Donald Trump, atual presidente dos EUA e recandidato pelo partido Republicano, referindo-se ao “sonolento Joe Biden e à falsa Kamala Harris”.

Por sua vez, a senadora republicana pelo Tenesse, Marsha Blackburn, também se manifestou sobre a escolha de Biden para a vice-presidência e classificou Kamala Harris como  “a candidata de esquerda mais liberal para VP [vice-presidente] que o nosso país já viu”.

As críticas continuaram durante uma conferência de imprensa de Donald Trump, quando o presidente norte-americano acusou a Harris de ter negligenciado a lei, mas também de ter sido “excessivamente zelosa no passado”. “Ela é uma pessoa que contou muitas, muitas histórias que não eram verdadeiras”, afirmou, garantindo que Harris fez mais de 20 mil alegações falsas ou enganosas enquanto ocupava o cargo de procuradora-geral do Estado da Califórnia, de acordo com o Washington Post, citado pelo The Guardian.

Além das acusações das alegadas mentiras de Kamala Harris, Donald Trump assegurou que a vice-presidente democrata defende o aumento de impostos, a redução de fundos para os militares e o fim do fracking, um método de extração de líquidos do subsolo. No entanto, o presidente norte-americano não apresentou qualquer tipo de provas que suportem as suas afirmações.

O presidente dos EUA não deixou também de recordar a desistência de Kamala Harris da disputa nas eleições primárias do Partido Democrata, em dezembro de 2019. “Ela saiu-se muito, muito mal nas primárias, como sabemos”, disse Trump. Kamala Harris desistiu argumentando que não tinha fundos para continuar

Quando falava sobre as eleições primárias democratas, Donald Trump referiu-se a Kamala Harris como sendo “muito, muito desagradável, provavelmente, mais desagradável até do que a Pocahontas com Joe Biden”. “Ela foi muito desrespeitosa com Joe Biden. E é difícil escolher alguém tão desrespeitoso”, lembrou o presidente norte-americano, referindo-se ao debate inaugural das primárias democratas entre Harris e Biden. Na época, a atual ‘vice’ de Joe Biden questionou o candidato democrata sobre as posições raciais, mas admitiu que não acreditava que Biden fosse racista.

Em 2019, Biden, que também é o antigo vice-presidente de Barack Obama, foi escrutinado pela sua posição em questões raciais. No verão de 2019, uma professora da Escola de Direito da Universidade do Sul da Califórnia, Daria Roithmayr, descobriu Joe Biden tinha apontado, em 1977, que a integração racial “desordenada” faria com que os seus filhos “crescessem numa selva racial”, segundo a “Business Insider”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.