[weglot_switcher]

Jogos Africanos de Praia fazem de Cabo Verde destino desportivo

“Esta aposta vale a pena porque está dentro da estratégia de tornar Cabo Verde num país relevante no mundo de organizações de eventos desportivos”, disse o ministro do Desporto cabo-verdiano.
  • Inforpress
19 Junho 2019, 14h22

Os Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 estão a servir para apresentar a marca Cabo Verde como destino dos desportos praia. Quem o que diz é o ministro do Desporto cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, à margem das competições que decorrem na ilha do Sal.

“Esta aposta vale a pena porque está dentro da estratégia de tornar Cabo Verde num país relevante no mundo de organizações de eventos desportivos, principalmente de praia porque é ali que está a nossa capacidade”, afirmou Fernando Elísio Freire aos meios de comunicação social.

A seu ver, Cabo Verde terá de tirar benefícios das condições naturais, “com as boas e belas praias que tem”, da localização geográficas e da sua estabilidade politica. “O país está a trabalhar para criar uma indústria de entretenimento em que o desporto de praia pode comandar”, acrescentou o governante, em declarações aos jornalistas.

Para estes primeiros jogos africanos, que contaram com a presença de 42 países para disputar o pódio em 11 modalidades, o ministro do Desporto de Cabo Verde adianta que governo e o setor privado nacional entraram com cerca um milhão e 400 mil euros.

“Fizemos um esforço grande cumprimos integralmente com a nossa parte”, avança Fernando Elísio Freire. Só com os jogos, o governo gastou, entre 2018 e 2019, perto de um milhão de dólares (cerca de 100 mil contos cabo-verdianos). “Mais o financiamento da abertura dos jogos e do palco, que não era da nossa responsabilidade, que acabamos por assumir e ainda mais 7 mil contos para a preparação de todas as modalidades”, sublinhou o ministro.

O porta-voz do executivo local refere ainda que há outros eventos desportivos internacionais ligados ao mar a serem preparados. “Em 2020 Cabo Verde receberá mais uma etapa do kitesurf de Santiago, Santo Antão e Fogo, e estamos a trabalhar para trazer uma regata internacional para a ilha de São Vicente, indo ao encontro da ideia de especializar as ilhas em eventos específicos e fornecer ao mundo um evento comemorativo”, disse Fernando Elísio Freire.

Os primeiros jogos africanos de praia começaram na passada sexta-feira, dia 14 de junho e terminam no próximo domingo (23). Até ao momento, o ranking das medalhas é dominado por Marrocos com 8 ouros, 1 prata e 3 bronzes, seguido da Argélia, com 5 ouros, 4 pratas e 3 bronzes e da Tunísia com 3 ouros, 1 prata e 1 bronze. A primeira edição desta competição tem a cobertura oficial do Olympic Channel, no recinto que será montado na Praia de Santa Maria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.