[weglot_switcher]

Johnson & Johnson compra farmacêutica Momenta por 5,44 mil milhões de euros

O gigante farmacêutico pretende aumentar a sua presença no mercado das autoimunes, adquirindo agora a empresa responsável por um fármaco experimental que mostra excelentes perspetivas no tratamento da miastenia grave.
19 Agosto 2020, 13h03

A Johnson & Johnson anunciou esta quarta-feira que irá comprar a farmacêutica Momenta, num negócio de 6,5 mil milhões de dólares, ou 5,44 mil milhões de euros. A Johnson&Johnson justifica a aquisição com a necessidade de aumentar o seu portfolio relacionado com doenças autoimunes.

O anúncio fez disparar as ações da Momenta, que subiram 69% até aos 51,98 dólares, ou 43,54 euros, o que deixa o título perto do valor unitário que a J&J se propôs pagar, 52,50 dólares (43,98 euros). No fecho da sessão de terça-feira, o valor das ações da Momenta representava um prémio de 70,4% aos acionistas que decidissem vender à J&J, dados os 30,81 dólares (25,81 euros) que o título registava.

O acordo, que se espera esteja concluído na segunda metade de 2020, permite à Janssen, uma das empresas farmacêuticas da Johnson & Johnson, ter acesso ao nipocalimab, um tratamento experimental para a miastenia grave, uma doença autoimune que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos.

“Esta aquisição permite à Janssen alargar a sua liderança em doenças autoimunes e providencia-nos um enorme catalisador para o desenvolvimento sustentado”, disse Jennifer Taubert, a vice-presidente executiva da Johnson & Johnson. “Estamos excitados com a oportunidade de avançar os cuidados a pacientes ao combinar a I&D de classe mundial da Johnson & Johnson, juntamente com as suas capacidades comerciais e de cadeia de fornecimento, com o talento dos recursos humanos da Momenta, a sua cadeia de operações e profundo conhecimento desta importante área”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.