Jorge de Melo assume liderança da Sovena e aposta em “levar o azeite mais longe”

Formado em Gestão, Jorge Mello, acompanhou o anterior CEO durante 12 anos. Reafirma a aposta na inovação e na internacionalização do produto.

Jorge de Melo, até agora vice-presidente do conselho de administração da Sovena, é o novo CEO da empresa do setor do azeite do grupo Nutrinveste, sucedendo a António Simões, que acompanhou durante uma dúzia de anos .

Formado em Gestão pela Universidade Católica, com pós-graduações nesta área, Jorge de Melo tem currículo ligado à consultoria e gestão de empresas na área do grande consumo em Portugal e nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, a Sovena viveu momentos decisivos que marcaram o que é o atual rumo da empresa”, destaca o novo CEO, explicando que o para os resultados atuais foram fundamentais duas opções estratégicas: “a coragem de apostar no setor do azeite e o forte investimento em inovação.”

Hoje a Sovena controla toda a cadeia de produção de azeite, uma escolha da qual resultou a recuperação do olival o que contribuiu de forma decisiva para alargar a missão da Sovena: levar o azeite a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. A aposta na inovação foi músculo que se revelou fundamental para o crescimento sustentado da empresa, sustenta Jorge de Melo.

O novo CEO adianta, em comunicado, que o crescimento da empresa traz novos desafios: “O meu compromisso com a Sovena passa por levar o azeite mais longe e imprimir uma nova dinâmica a esta atividade.”

A Sovena assume-se como a maior empresa mundial no setor do azeite, detendo as marcas Oliveira da Serra e Fula em Portugal, Andorinha no Brasil, Soleada e Fontoliva em Espanha, e Olivari nos EUA e noutros países europeus, africanos e asiáticos.

Em 2017 registou um volume de vendas superior a 200 mil toneladas de azeite e uma faturação de 1,5 mil milhões de euros. A componente internacional representa sensivelmente 80% do negócio da Sovena.

Apesar do azeite ser o enfoque estratégico da empresa, as suas atividades estendem-se à produção e embalamento de óleos vegetais, biodiesel, preparação e embalamento de azeitona de mesa e exploração de olival.

A Sovena está presente fisicamente em sete países – Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Tunísia, Marrocos e China – exportando para mais de 70 países. O grupo dá emprego no mundo cerca de 1.300 pessoas.

 

 

Ler mais
Recomendadas

London Stock Exchange coloca Sogrape entre as mil empresas mais inspiradoras

Segundo Fernando da Cunha Guedes, CEO da produtora nacional de vinhos, “este é um reconhecimento muito importante para a Sogrape, que há muito ganhou escala e força internacional, mas continua sempre empenhada em fazer mais e melhor”.

Nestlé retirou 2.750 toneladas de açúcar da alimentação dos portugueses

Entre 2013 e 2017, a Nestlé retirou da alimentação dos portugueses 687 milhões de colheres de chá de açúcar, o equivalente a 11.000 milhões de calorias.

Braga torna-se a 13ª cidade a receber os serviços da Uber Eats

Atualmente, o Uber Eats cobre perto de 30% da população portuguesa estando, a partir de hoje, disponível em treze cidades nacionais. Freguesias como Gualtar, Real e Nogueira integram nas sete freguesias de Braga onde este serviço estará disponível.
Comentários