[weglot_switcher]

Jornalista americano que denunciou abusos sexuais de padres dá conferência na Católica

Walter Robinson, editor-at-Large no The Boston Globe, vai à Faculdade de Ciências Humanas dia 8 de novembro falar sobre a importância do jornalismo de investigação para a sobrevivência da democracia.
4 Novembro 2019, 07h42

O jornalista que denunciou o caso Spotlight, sobre abusos sexuais cometidos por padres católicos nos Estados Unidos, profere dia 8 de novembro, uma  palestra na FCH da Universidade Católica em Lisboa. Subordinada ao tema “Democracy’s Survival is in Peril. Can a Free Press and Investigative Reporting save it?”, a palestra tem início às 18h00 e, embora particularmente destinada aos alunos de Ciências da Comunicação, está aberta a toda a comunidade académica.

Walter Robinson falará do seu percurso profissional, explicando como liderou a investigação deste caso que foi acompanhado em todo o mundo e que lhe valeu o Prémio Pulitzer 2003.

“Walter Robinson é uma das referências maiores do jornalismo contemporâneo, tendo-se destacado por cumprir uma das missões nobres do jornalismo: denunciar situações de abuso de poder.  O seu percurso profissional será certamente inspirador para todos aqueles que acreditam na importância do jornalismo de investigação” salienta Nelson Ribeiro, diretor da FCH da Católica.

Walter V. Robinson é editor-at-Large do The Boston Globe e professor de jornalismo de investigação na Arizona State University e na Northeastern University. Liderou a unidade de investigação Spotlight que, no início da década de 2000, denunciou o escândalo que encobriu os crimes de centenas de padres católicos em Boston. A investigação valeu-lhe o Prémio Pulitzer  em 2003 e serviu ainda de argumento para o filme O Caso Spotlight, vencedor de Óscar em 2015.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.