[weglot_switcher]

José Eduardo dos Santos anuncia que não será recandidato a Presidente

O vice-presidente do partido e ministro da Defesa, João Lourenço, será cabeça-de-lista do MPLA às próximas eleições gerais.
  • Herculano Coroado/REUTERS
3 Fevereiro 2017, 10h38

O chefe de Estado de Angola há 38 anos, José Eduardo dos Santos, anunciou esta sexta-feira que não se vai recandidatar nas próximas eleições presidenciais, durante o discurso de abertura da reunião do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). O presidente do MPLA vai, assim, abandonar o poder, dando lugar a João Lourenço, de acordo com a agência Lusa.

A reunião do partido está a decorrer em Luanda e estava já prevista a aprovação da lista de candidatos do partido a deputados nas eleições gerais de agosto. O vice-presidente do partido e ministro da Defesa, João Lourenço, será cabeça-de-lista do MPLA às próximas eleições gerais.

Simultaneamente, João Lourenço será também candidato a Presidente da República, enquanto o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa vai concorrer como vice-presidente. “Em 2012, em eleições gerais, fui eleito Presidente da República e empossado para cumprir um mandato que nos termos da Constituição da República termina em 2017. Assim, eu tomei a decisão de deixar a vida política ativa em 2018”, afirmou José Eduardo dos Santos.

José Eduardo dos Santos, que completa em agosto 75 anos, foi reeleito presidente do MPLA em 2016 e desde março do ano passado que falava em abandonar a vida política. A saída de José Eduardo dos Santos do poder abre um novo ciclo no partido e no país, como tinha já sido afirmado num discurso publicado no site oficial do MPLA.

“A saída do camarada Presidente José Eduardo dos Santos abre um ciclo na transição da liderança”, disse em dezembro o membro do partido, Isaac dos Anjos. De acordo com o político, o aparecimento de novos nomes para liderar a lista de candidatos do MPLA para a próxima ida às urnas significa que os militantes se vão unir por trás desta nova fase de transição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.