[weglot_switcher]

JPP alerta para precariedade de bolseiros de investigação

O partido quer que a Universidade da Madeira actue como contratante de bolseiros, e recorra a fundos, quer estes sejam regionais, nacionais, ou comunitários, para apoio à investigação.
26 Julho 2019, 13h53

O JPP denunciou a existência de situações de precariedade entre bolseiros de investigação. O partido defende que a Universidade da Madeira “não pode ser apenas uma entidade de acolhimento” mas também uma instituição que recorra a fundos, quer sejam regionais, nacionais, ou comunitários para o apoio à investigação.

O deputado do JPP, Carlos Costa, alertou para “a situação de impasse” vivida por estes profissionais “que de uma forma indireta foram convidados a aderir à estratégia regional de investigação e desenvolvimento tecnológico e de inovação”.

Carlos Costa defendeu que a entidade contratante devia ser a Universidade da Madeira, algo que”não está a acontecer”, onde o argumento utilizado para a não contratação é o financeiro.

“A própria estratégia regional apela para que estes qualificados possam desenvolver projetos. Agora, cabe aqui à Universidade da Madeira também proceder à contratualização”, afirma.

Carlos Costa refere que a Universidade da Madeira “não pode ser apenas uma entidade de acolhimento”, em que disponibiliza os seus laboratórios.

“Seria importante que também pudesse contratualizar, recorrendo aos fundos existentes, quer regionais, quer nacionais, por via da fundação para a Ciência e a Tecnologia, quer aos fundos comunitários existentes”, acrescenta.

Esta medida traria benefícios, defende Carlos Costa, entre os quais o desenvolvimento económico e social da região.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”513″ slug=”gastos-com-educacao” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/thumbnail?version=1542820751311&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.