[weglot_switcher]

JPP denuncia propaganda do Governo da Madeira em torno do ambiente

O JPP disse que as metas traçadas pelo Governo, para a produção de energia elétrica, a partir de energias renováveis, estão aquém da realidade, e que “o valor dos investimentos feitos nunca foi refletido na tarifa média dos consumidores”.
23 Setembro 2020, 11h24

O JPP denunciou a propaganda do executivo madeirense em torno de bandeiras ambientais. O deputado Rafael Nunes sublinhou que apesar do executivo prever uma redução da dependência energética do exterior e de ter previsto produção de eletricidade com 50% a partir de fontes renováveis, os dados da Direção Regional de Estatística (DREM) indicam que 24,2% da energia produzida tem origem em fontes renováveis.

Durante o debate na Assembleia da Madeira, de um sobre projeto de Decreto Legislativo Regional, que define o regime jurídico para instalação de unidade de produção de autoconsumo, Rafael Nunes sublinhou que o executivo tem anunciado investimentos em centrais hidroelétricas, campos eólicos, sistemas solares fotovoltaicos, mas que o “valor do investimento nunca foi refletido na tarifa média dos consumidores”.

O deputado do JPP sublinha que a região continua a ter mais de 70% da energia a resultar de combustíveis fósseis, sublinhando que o executivo madeirense adquire veículos elétricos e depois permite que a Horários do Funchal, empresa pública de transportes, adquira 30 autocarros a gasóleo ao invés de dar o exemplo na compra de veículos não poluentes.

Rafael Nunes deu conta de um estudo da Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM), que indica que 70% das rotas da Horários do Funchal são apropriadas para veículos elétricos.

“A empresa pública decidiu ignorar este estudo, e apostou em veículos a gasóleo muito mais poluentes”, reforçou o deputado do JPP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.